Narrativas sobre o nazismo e o fascismo nas coleções didáticas de História: saber escolar e demandas do tempo presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i5.2020.6691

Palavras-chave:

ensino de História; livro didático; currículo; memória; nazifascismo

Resumo

As narrativas sobre os temas do nazismo e do fascismo, as quais estão presentes em dois livros didáticos de História organizados em coleções didáticas destinadas ao terceiro ano do Ensino Médio e aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, são analisadas neste artigo. Interessa-nos compreender que articulações são produzidas pelos autores desses materiais em relação às demandas do tempo presente, decisivas na conformação dos saberes históricos escolares, e que interlocuções são feitas com o conhecimento historiográfico. Constata-se que os caminhos trilhados pelos autores de tais livros didáticos não somente respondem aos critérios definidos por esse programa para a área de História em diálogo com as prescrições curriculares para a história escolar, mas também apontam para os diversos projetos historiográficos em circulação no âmbito da ciência de referência, que são norteadores de sua construção.

 

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Biografia do Autor

Maria Aparecida da Silva Cabral, UERJ

Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Curso Licenciatura em História e Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória). Mestrado e Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Pesquisadora do Grupo Interinstitucional Oficinas de História.

Marilu de Freitas Faricelli, PUC-SP

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1985), graduação em Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1986) e mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é doutorando do Programa Educação, História, política e Sociedade da PUC-SP. No Colégio Humboldt de São Paulo foi responsável pela elaboração do currículo bicultural, português e alemão, de História, elaborado entre os anos de 2016 e 2017.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

CABRAL, . A. da S.; FARICELLI, . de F. Narrativas sobre o nazismo e o fascismo nas coleções didáticas de História: saber escolar e demandas do tempo presente. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 66–91, 2020. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v2.i5.2020.6691. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1356. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

v. 2 n. 5 (2020) Dossiê: Ensino de História, livro didático e formação docente