Narrativas sobre o nazismo e o fascismo nas coleções didáticas de História: saber escolar e demandas do tempo presente

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Maria Aparecida da Silva Cabral
https://orcid.org/0000-0002-4484-9626
Marilu de Freitas Faricelli
https://orcid.org/0000-0001-5507-4937

Resumo

As narrativas sobre os temas do nazismo e do fascismo, as quais estão presentes em dois livros didáticos de História organizados em coleções didáticas destinadas ao terceiro ano do Ensino Médio e aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, são analisadas neste artigo. Interessa-nos compreender que articulações são produzidas pelos autores desses materiais em relação às demandas do tempo presente, decisivas na conformação dos saberes históricos escolares, e que interlocuções são feitas com o conhecimento historiográfico. Constata-se que os caminhos trilhados pelos autores de tais livros didáticos não somente respondem aos critérios definidos por esse programa para a área de História em diálogo com as prescrições curriculares para a história escolar, mas também apontam para os diversos projetos historiográficos em circulação no âmbito da ciência de referência, que são norteadores de sua construção.


 

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Como Citar
CABRAL, M.; FARICELLI, M. Narrativas sobre o nazismo e o fascismo nas coleções didáticas de História: saber escolar e demandas do tempo presente. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 66-91, 30 out. 2020.
Seção
v. 2 n. 5 (2020) Dossiê: Ensino de História, livro didático e formação docente
Biografia do Autor

Maria Aparecida da Silva Cabral, UERJ

Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Curso Licenciatura em História e Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória). Mestrado e Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Pesquisadora do Grupo Interinstitucional Oficinas de História.

Marilu de Freitas Faricelli, PUC-SP

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1985), graduação em Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1986) e mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é doutorando do Programa Educação, História, política e Sociedade da PUC-SP. No Colégio Humboldt de São Paulo foi responsável pela elaboração do currículo bicultural, português e alemão, de História, elaborado entre os anos de 2016 e 2017.

Referências

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