Patrimônio e ensino de história: cinco decisões do professor

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Margarida Maria Dias de Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-8542-4173
Itamar Freitas
http://orcid.org/0000-0002-2226-2015

Resumo

Neste artigo, problematizamos as preocupações de peritos e professores de História em torno dos objetos designados “patrimônio” e, mediante investigação bibliográfica, apresentamos teses da literatura especializada sobre cinco temas comuns em atividades de planejamento dos professores da escolarização básica: patrimônio e identidade; patrimônios nacionais e patrimônios da humanidade; virtualidade e fisicalidade do patrimônio; preservação e criação de memórias no interior das escolas; capacidades gerais ou capacidades disciplinares. Nosso objetivo imediato é apresentar cinco grupos de questões que podem servir como orientador do planejamento ou instrumento de avaliação de planos ou de ações que envolvem patrimônio e ensino de História.

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Como Citar
DE OLIVEIRA, M. M.; FREITAS, I. Patrimônio e ensino de história: cinco decisões do professor. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 175-197, 30 out. 2020.
Seção
v. 2 n. 5 (2020) Dossiê: Ensino de História, livro didático e formação docente
Biografia do Autor

Margarida Maria Dias de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria da História e Metodologia do Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, livros didáticos de História, formação de professores, historiografia, memória e patrimônio cultural (histórico). Atualmente é professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Itamar Freitas, Universidade Federal de Sergipe

Possui licenciatura em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS-1996), especialização em Organização de Arquivos pela Universidade de São Paulo (USP-1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2000), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP-2006), doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2019) e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGH/UnB-2014). É professor do Departamento de Educação e do Mestrado Profissional em História (UFS). Tem experiência nas áreas de Ensino de História, Teoria e Metodologia da História e foi parecerista do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em sete edições e da primeira versão da Base Nacional Curricular Comum (PNLD).

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