Patrimônio cultural e educação patrimonial: analisando livros didáticos de História
DOI:
https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v3.i7.2021.239257Palavras-chave:
Educação. Ensino. História. Livro didático. Patrimônio.Resumo
No ano de 2019 a FAFIDAM/UECE realizou o seu VI Simpósio Pesquisa e Ensino de História, no qual os autores deste artigo ministraram uma oficina para debater questões em torno do patrimônio cultural e do livro didático. Na ocasião foram aprofundados referenciais teóricos, com base em Ferreira e Oliveira (2019), discussões que retomamos agora. Também foi proporcionado que os participantes analisassem coleções de livros didáticos de História e apontassem como o Patrimônio Cultural é ou deixa de ser abordado. Desse modo, a análise aqui apresentada parte da experiência dessa oficina para refletir sobre as visões que os graduandos expuseram. A conclusão aponta que os licenciandos percebem que os livros não conceituam a Educação Patrimonial sistematicamente e indicam a necessidade de uma definição sobre o patrimônio cultural que sirva de suporte aos professores para o desenvolvimento dessa discussão.
Downloads
Referências
COSTA, Aryana. História Local. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. (coord.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019.
FERREIRA, Danielle da Silva. Livro Didático e Patrimônio Histórico: Possibilidades de análise nos livros didáticos regionais. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, XXVII, 2013, Natal- RN. Anais.... Natal:ANPUH, 2013. (Anais eletrônicos).
GIL, Carmem Zeli de Vargas. Memória. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. (coord.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019.
LIMA, Álisson; LIMA, José Natanael; OLIVEIRA, Ana Paula. (orgs.). Teoria e prática docente: onde estamos e para onde vamos? São Paulo: Pimenta Cultural, 2020.
MENDES, Ruan Carlos; NUNES, Olívia Bruna; NUNES, Rogério Maciel. O patrimônio cultural nos livros didáticos: contribuições para o ensino de História. In: Teoria e prática docente: onde estamos e para onde vamos? LIMA, Álisson; LIMA, José Natanael; OLIVEIRA, Ana Paula. (orgs.). São Paulo: Pimenta Cultural, 2020.
NETA, Rosa Lina de Jesus; NOVAIS, Sandra Nara da Silva. Educação patrimonial e ensino de História: possibilidades e desafios. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA UFG, II, 2011, Jataí. Anais... Jataí: Realização Cursos de História, Letras, Direito e Psicologia, 2011. (Anais eletrônicos).
OLIVEIRA, Almir. Educação Patrimonial. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. (coord.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019.
SARAIVA, Karina Siciliano Oliva. Patrimônio Cultural Imaterial em livros didáticos para o Ensino de História nos anos iniciais. In: ENCONTRO REGIONAL DA ANPUH, XIV, 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPUH, 2010. (Anais eletrônicos).
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2006.
TOLENTINO, Átila Bezerra. Educação Patrimonial Decolonial: perspectiva e entraves nas práticas de patrimonialização federal. Sillogés, Rio Grande do Sul, v. 1, n.1, p. 41-60, jan./jul. 2018.
ZARBATO, Jaqueline A. M.; SANTOS, Caio Vinicius dos. Memória e patrimônio na aula de história: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem histórica. Fronteiras: Revista de História. Dourados, MS, v. 17, n. 30, p. 64-79, jul./dez. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.