Patrimônio cultural e educação patrimonial: analisando livros didáticos de História

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Ruan Carlos Mendes
Rogério Maciel Nunes

Resumo

No ano de 2019 a FAFIDAM/UECE realizou o seu VI Simpósio Pesquisa e Ensino de História, no qual os autores deste artigo ministraram uma oficina para debater questões em torno do patrimônio cultural e do livro didático. Na ocasião foram aprofundados referenciais teóricos, com base em Ferreira e Oliveira (2019), discussões que retomamos agora. Também foi proporcionado que os participantes analisassem coleções de livros didáticos de História e apontassem como o Patrimônio Cultural é ou deixa de ser abordado. Desse modo, a análise aqui apresentada parte da experiência dessa oficina para refletir sobre as visões que os graduandos expuseram. A conclusão aponta que os licenciandos percebem que os livros não conceituam a Educação Patrimonial sistematicamente e indicam a necessidade de uma definição sobre o patrimônio cultural que sirva de suporte aos professores para o desenvolvimento dessa discussão.


 

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Como Citar
MENDES, R.; NUNES, R. Patrimônio cultural e educação patrimonial: analisando livros didáticos de História. Escritas do Tempo, v. 3, n. 7, p. 238-257, 30 abr. 2021.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ruan Carlos Mendes, Universidade Federal de Ceará

Doutorando pelo programa de pós graduação em História Social da Universidades Federal do Ceará - UFC. Bolsisca CAPES.

Rogério Maciel Nunes, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professor de História da Rede Municipal de Ensino de Russas - CE.

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