Patrimônio cultural e educação patrimonial: analisando livros didáticos de História

Autores

  • Ruan Carlos Mendes Universidade Federal de Ceará
  • Rogério Maciel Nunes Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v3.i7.2021.239257

Palavras-chave:

Educação. Ensino. História. Livro didático. Patrimônio.

Resumo

No ano de 2019 a FAFIDAM/UECE realizou o seu VI Simpósio Pesquisa e Ensino de História, no qual os autores deste artigo ministraram uma oficina para debater questões em torno do patrimônio cultural e do livro didático. Na ocasião foram aprofundados referenciais teóricos, com base em Ferreira e Oliveira (2019), discussões que retomamos agora. Também foi proporcionado que os participantes analisassem coleções de livros didáticos de História e apontassem como o Patrimônio Cultural é ou deixa de ser abordado. Desse modo, a análise aqui apresentada parte da experiência dessa oficina para refletir sobre as visões que os graduandos expuseram. A conclusão aponta que os licenciandos percebem que os livros não conceituam a Educação Patrimonial sistematicamente e indicam a necessidade de uma definição sobre o patrimônio cultural que sirva de suporte aos professores para o desenvolvimento dessa discussão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruan Carlos Mendes, Universidade Federal de Ceará

Doutorando pelo programa de pós graduação em História Social da Universidades Federal do Ceará - UFC. Bolsisca CAPES.

Rogério Maciel Nunes, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professor de História da Rede Municipal de Ensino de Russas - CE.

Referências

ALEM, Nathalia Helena. Apropriações. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. (coord.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019.
COSTA, Aryana. História Local. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. (coord.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019.
FERREIRA, Danielle da Silva. Livro Didático e Patrimônio Histórico: Possibilidades de análise nos livros didáticos regionais. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, XXVII, 2013, Natal- RN. Anais.... Natal:ANPUH, 2013. (Anais eletrônicos).
GIL, Carmem Zeli de Vargas. Memória. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. (coord.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019.
LIMA, Álisson; LIMA, José Natanael; OLIVEIRA, Ana Paula. (orgs.). Teoria e prática docente: onde estamos e para onde vamos? São Paulo: Pimenta Cultural, 2020.
MENDES, Ruan Carlos; NUNES, Olívia Bruna; NUNES, Rogério Maciel. O patrimônio cultural nos livros didáticos: contribuições para o ensino de História. In: Teoria e prática docente: onde estamos e para onde vamos? LIMA, Álisson; LIMA, José Natanael; OLIVEIRA, Ana Paula. (orgs.). São Paulo: Pimenta Cultural, 2020.
NETA, Rosa Lina de Jesus; NOVAIS, Sandra Nara da Silva. Educação patrimonial e ensino de História: possibilidades e desafios. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA UFG, II, 2011, Jataí. Anais... Jataí: Realização Cursos de História, Letras, Direito e Psicologia, 2011. (Anais eletrônicos).
OLIVEIRA, Almir. Educação Patrimonial. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. (coord.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019.
SARAIVA, Karina Siciliano Oliva. Patrimônio Cultural Imaterial em livros didáticos para o Ensino de História nos anos iniciais. In: ENCONTRO REGIONAL DA ANPUH, XIV, 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPUH, 2010. (Anais eletrônicos).
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2006.
TOLENTINO, Átila Bezerra. Educação Patrimonial Decolonial: perspectiva e entraves nas práticas de patrimonialização federal. Sillogés, Rio Grande do Sul, v. 1, n.1, p. 41-60, jan./jul. 2018.
ZARBATO, Jaqueline A. M.; SANTOS, Caio Vinicius dos. Memória e patrimônio na aula de história: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem histórica. Fronteiras: Revista de História. Dourados, MS, v. 17, n. 30, p. 64-79, jul./dez. 2015.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

MENDES, . C.; NUNES, . M. Patrimônio cultural e educação patrimonial: analisando livros didáticos de História. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 238–257, 2021. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v3.i7.2021.239257. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1362. Acesso em: 5 nov. 2024.