As representações da catequese jesuítica nos livros do PNLD: abordagens do passado colonial e possibilidades de aprendizagem histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.3657

Palavras-chave:

Período colonial; catequese jesuítica;, livro didático; PNLD; aprendizagem histórica

Resumo

O texto que ora se apresenta visa problematizar as narrativas didáticas sobre o período colonial brasileiro tomando como tema de entrada a atuação da Companhia de Jesus, e tomando como fontes de análise os livros de História do 7º.ano das três coleções didáticas mais distribuídas para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental nas edições de 2017 e 2020. Objetivamos investigar e analisar o diálogo entre a historiografia acadêmica e a historiografia escolar sobre a América portuguesa, tanto em relação aos conteúdos históricos apresentados quanto às abordagens historiográficas adotadas; identificar e analisar os sentidos atribuídos ao passado colonial pelos livros didáticos selecionados; e, ainda, refletir sobre as possibilidades de aprendizagem histórica oferecidas por essas narrativas.

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Biografia do Autor

Camila Corrêa e Silva de Freitas, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), mestrado em História Social pela mesma universidade (2010) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é professora substituta da Universidade Federal de Pernambuco. Atua principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: História Moderna, Ensino de História e História da América Portuguesa, com ênfase nos seguintes temas: Companhia de Jesus, cultura política, cultura escrita, historiografia religiosa, santidade e historiografia escolar.

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

DE FREITAS, . C. e S. As representações da catequese jesuítica nos livros do PNLD: abordagens do passado colonial e possibilidades de aprendizagem histórica. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 36–57, 2020. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.3657. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1366. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

v.2 n.6 (2020) Dossiê História: ensino, livro didático e formação de professores