O irreconciliável nos editais do PNLD: eurocentrismo, cidadania e ensino de história

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Taissa Cordeiro Bichara
https://orcid.org/0000-0002-8818-8663

Resumo

O estudo trata de análise sobre os sentidos atribuídos às categorias eurocentrismo, cidadania e ensino de história encaminhados pelos editais de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas e literárias publicados no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Educação (MEC), submetidos ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e destinados aos Anos Finais do Ensino Fundamental, entre 1996 e 2018. Nestes, residem pressupostos que orientam o processo de avaliação do PNLD e relacionam-se com a produção das narrativas literárias didáticas. Neste sentido, argumenta-se que a busca pela formação de cidadania, associada ao ensino de história, situa determinados agentes históricos em posição de submissão ao universo identificado com a civilização ocidental - predominantemente branca e cristã - reforçando a matriz de referencial eurocêntrico nos livros didáticos de história.  

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Como Citar
BICHARA, T. O irreconciliável nos editais do PNLD: eurocentrismo, cidadania e ensino de história. Escritas do Tempo, v. 2, n. 6, p. 193-220, 17 dez. 2020.
Seção
v.2 n.6 (2020) Dossiê História: ensino, livro didático e formação de professores
Biografia do Autor

Taissa Cordeiro Bichara, Universidade Federal do Pará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia (UFPA). Mestre em História Social da Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia (UFPA). Licenciada em História pela Universidade Federal do Pará. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais da UFPA (GERA/UFPA), do Grupo de Pesquisa de História indígena e do indigenismo na Amazônia (HINDIA/UFPA), e do grupo Oficinas de História (UERJ). 

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