O irreconciliável nos editais do PNLD: eurocentrismo, cidadania e ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.193220

Palavras-chave:

Livro Didático. Formação para cidadania. Ensino de História.

Resumo

O estudo trata de análise sobre os sentidos atribuídos às categorias eurocentrismo, cidadania e ensino de história encaminhados pelos editais de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas e literárias publicados no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Educação (MEC), submetidos ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e destinados aos Anos Finais do Ensino Fundamental, entre 1996 e 2018. Nestes, residem pressupostos que orientam o processo de avaliação do PNLD e relacionam-se com a produção das narrativas literárias didáticas. Neste sentido, argumenta-se que a busca pela formação de cidadania, associada ao ensino de história, situa determinados agentes históricos em posição de submissão ao universo identificado com a civilização ocidental - predominantemente branca e cristã - reforçando a matriz de referencial eurocêntrico nos livros didáticos de história.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taissa Cordeiro Bichara, Universidade Federal do Pará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia (UFPA). Mestre em História Social da Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia (UFPA). Licenciada em História pela Universidade Federal do Pará. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais da UFPA (GERA/UFPA), do Grupo de Pesquisa de História indígena e do indigenismo na Amazônia (HINDIA/UFPA), e do grupo Oficinas de História (UERJ). 

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1998.
BRASÍLIA. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de livros didáticos a serem incluídos no “guia de livros didáticos de 5ª a 8ª séries” do PNLD/2002. Diário Oficial da União: Brasília, DF. [1999].
BRASÍLIA. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas a serem incluídas no guia de livros didáticos de 5ª a 8ª séries do PNLD/2005. Diário Oficial da União: Brasília, DF. 21/jun/2002.
BRASÍLIA. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas a serem incluídas no guia de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental - PNLD/2008. Diário Oficial da União: Brasília, DF. 29/dez/2005.
BRASÍLIA. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de coleções didáticas para o programa nacional do livro didático - PNLD 2011. Diário Oficial da União: Brasília, DF. [2008].
BRASÍLIA. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de coleções didáticas para o programa nacional do livro didático PNLD 2014. Diário Oficial da União: Brasília, DF. 7/nov/2011
BRASÍLIA. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático PNLD 2017. Diário Oficial da União: Brasília, DF. 30/jan/2015.
BRASÍLIA. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Edital de convocação nº 1/2018 - CGPLI PNLD 2020. Diário Oficial da União: seção 3, Brasília, DF, nº 60, p.31, 28/ mar/2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Guia de livros didáticos: PNLD 2001. Brasília, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Guia de livros didáticos: PNLD 2004. Brasília, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Guia de livros didáticos: PNLD 2007. Brasília, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Guia de livros didáticos: PNLD 2010. Brasília, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Guia de livros didáticos: PNLD 2013. Brasília, 2013.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Recomendações para uma política pública de livros didáticos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2001.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABUD, Katia Maria. A história nossa de cada dia: saber escolar e saber acadêmico na sala de aula. In: MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlete Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (Orgs.). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007.
ARAUJO, Cinthia Monteiro. Por outras histórias possíveis: construindo uma alternativa à tradição moderna. In: MONTEIRO, Ana Maria [et al.]. Pesquisa em ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad X, Faperj, 2014.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Trad. Michel Lahud Et Al. 12ª Ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BITTENCOURT, Circe. Identidade e ensino da história no Brasil. In: CARRETERO, Mario; ROSA, Alberto; GONZÁLEZ, Maria Fernanda (orgs.). Ensino da história e memória coletiva. Porto Alegre: Artmed, 2007.
______. Os confrontos de uma disciplina escolar: da história sagrada à história profana. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 193-221, set./ago. 1993.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
CAIMI, Flávia. A História na Base Nacional Comum Curricular: plualismo de ideias ou guerra de narrativas?. Revista do Lhiste, Porto Alegre, num.4, vol.3, jan/jun. 2016.
CAIMI, Flávia. O livro didático de história e suas imperfeições: repercussões do PNLD após 20 anos. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.
CARNEIRO, Manuela Carneiro da. Introdução a uma história indígena. In: ______. (Orgs.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras: Secretaria Municipal de Cultura: Fapesp, 1992.
CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
______. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 19a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. Política e economia do mercado do livro didático no século XXI: globalização, tecnologia e capitalismo na educação básica nacional. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (orgs.). Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.
CAVALCANTI, Erinaldo. A história encastelada e o ensino encurralado: reflexões sobre a formação docente dos professores de história. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 72, p. 249-267, nov./dez. 2018.
CHALHOUB, Sidney; SILVA, Fernando Teixeira de. Sujeitos no imaginário acadêmico: escravos e trabalhadores na historiografia brasileira desde os anos 1980. Cadernos Arquivo Edgar Leuenroth, v.14, n.26, 2009.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. 2.ed. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Algés, Portugal: Difel, 2002.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004.
COELHO, Mauro Cezar. A história, o índio e o livro didático: apontamentos para uma reflexão sobre o saber histórico escolar. In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; REZNIK, Luís; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (org.). A história na escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2009.
COELHO, Wilma de Nazaré Bahia; COELHO, Mauro Cezar. Por linhas tortas - a educação para a diversidade e a questão étnico-racial em escolas da Região Norte: entre virtudes e vícios. Revista da ABPN. v. 4, n. 8. jul - out. 2012.
COELHO, Mauro Cezar; BICHARA, Taissa. A história de um passado "injusto": povos indígenas, livro didático e formação para cidadania. HISTÓRIA UNICAP, v. 4, p. 75-89, 2017.
COELHO, Mauro Cezar; ROCHA, Helenice Aparecida Bastos. Paradoxos do protagonismo indígena na escrita escolar da História do Brasil. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 25, p. 464 - 488, jul./set. 2018.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. "Jogando verde e colhendo maduro". Historiografia e saber histórico escolar no ensino da história e da cultura afro-brasileira. In: ___. Entre virtudes e vícios: educação, sociabilidades, cor e ensino de história. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
COELHO, Mauro Cezar .Que enredo tem essa história? A colonização portuguesa na América nos livros didáticos de história. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (orgs.). Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História & ensino de história. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
GREVER, Maria; VLIES, Tina van der. Why national narratives are perpetuated: a literature review on new insights from history textbook research. London Review of Education. London, vol. 15, n.2, p. 286-301, 2017.
LESSA, Carlos. Nação e nacionalismo a partir da experiência brasileira. Estudos Avançados. São Paulo, v. 22, n. 62, p.237-256, 2008.
LIMA, Mônica. Negra é a raiz da liberdade. Narrativas sobre a abolição da escravidão no Brasil em livros didáticos de história. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (Orgs.) Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.
MARTINS, Marcel Alves. O eurocentrismo nos programas curriculares de História: 1942-2008. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP, 2012.
MIRANDA, Sonia Regina; LUCA, Tania Regina de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, n. 48, p.123-144. 2004.
MUNAKATA, Kazumi. O livro didático e o professor: entre a ortodoxia e a apropriação. In: MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (Orgs.). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, FAPERJ, 2007.
NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: revisitando a história da disciplina nas últimas décadas do século XX. Revista brasileira de história.. São Paulo, v. 3, n. 25/26, 1993.
PEREIRA, Eva Waisros; TEIXEIRA, Zuleide Araújo. A educação básica redimensionada. In: BRZEZINSKI, Iria (org.). LDB INTERPRETADA: diversos olhares se entrecruzam. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2003.
RIBEIRO, Renilson Rosa. Ensino de história, instituição escolar e saber-fazer docente. In: ____. Fazer história: a importância de ler, interpretar e escrever em sala de aula. 1.ed. Curitiba: Appris, 2018.
ROCHA, Helenice. Livro didático de história em análise: a força da tradição e transformações possíveis. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (orgs.). Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.
RODRIGUES, José Honório. Filosofia e História. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
______. Conciliação e reforma no Brasil: um desafio histórico cultural. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
SANTOS, Wanderley Guilherme dos. Cidadania e justiça: a política social na ordem brasileira. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1987.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SOARES, Jandson Bernardo. Espaço escolar e livro didático de história no Brasil: a institucionalização de um modelo a partir do Programa Nacional do Livro Didático (1994 a 2014) . Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2017.
SOARES, Jandson; DIAS, Margarida. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Dias de (orgs.). Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.
WITTMAN, Luiza Tombini. (Org.). Ensino (d)e história indígena. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

BICHARA, . C. O irreconciliável nos editais do PNLD: eurocentrismo, cidadania e ensino de história. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 193–220, 2020. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.193220. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1377. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

v.2 n.6 (2020) Dossiê História: ensino, livro didático e formação de professores