As narrativas didáticas sobre o bandeirante: entre a mitologia bandeirante e a crítica histórica

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Andressa da Silva Gonçalves
https://orcid.org/0000-0003-1576-8453
Mauro Cezar Coelho
https://orcid.org/0000-0003-3635-4348

Resumo

Os livros didáticos disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) se constituem hoje como um dos instrumentos mais importantes para alunos e professores nas escolas públicas brasileiras, não obstante, também são aglutinadores de diversas esferas de conhecimento, interessa-nos para esta reflexão o saber histórico e a memória. Neste trabalho, procuramos verificar como estes dois campos se inserem na literatura didática, especificamente em relação à temática das Entradas e Bandeiras. Percebemos nos livros analisados uma complexa relação entre o saber de referência e a memória histórica, dimensionados em distintas camadas narrativas esses saberes veiculam diferentes interpretações sobre o mesmo processo histórico. Esta constatação revela a complexidade cultural do livro didático, que conjuga em si ecos da memória bandeirante e extratos da historiografia contemporânea.

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Como Citar
GONÇALVES, A.; COELHO, M. As narrativas didáticas sobre o bandeirante: entre a mitologia bandeirante e a crítica histórica. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 135-156, 30 out. 2020.
Seção
v. 2 n. 5 (2020) Dossiê: Ensino de História, livro didático e formação docente
Biografia do Autor

Andressa da Silva Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Graduada em história pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente realiza o mestrado no programa de pós-graduação em história social da Amazônia (PPHIST/UFPA). A pesquisa em curso se debruça sobre as representações sobre Entradas e Bandeiras nas narrativas didáticas.

Mauro Cezar Coelho, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Bacharelado História pela Universidade Federal Fluminense (1994), graduação em Licenciatura História pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2006). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, onde atua na Faculdade de História e no Programa de História Social da Amazônia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Colonial e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia colonial, história indígena e do indigenismo, história da ciência, história da educação e ensino de história.

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