As narrativas didáticas sobre o bandeirante: entre a mitologia bandeirante e a crítica histórica
DOI:
https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i5.2020.135156Palavras-chave:
Livro didático. Bandeirante. Cultura Histórica.Resumo
Os livros didáticos disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) se constituem hoje como um dos instrumentos mais importantes para alunos e professores nas escolas públicas brasileiras, não obstante, também são aglutinadores de diversas esferas de conhecimento, interessa-nos para esta reflexão o saber histórico e a memória. Neste trabalho, procuramos verificar como estes dois campos se inserem na literatura didática, especificamente em relação à temática das Entradas e Bandeiras. Percebemos nos livros analisados uma complexa relação entre o saber de referência e a memória histórica, dimensionados em distintas camadas narrativas esses saberes veiculam diferentes interpretações sobre o mesmo processo histórico. Esta constatação revela a complexidade cultural do livro didático, que conjuga em si ecos da memória bandeirante e extratos da historiografia contemporânea.
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