O colégio Santa Rosa na dinâmica da "Educação-Pacificação" dos "Selvagens" do Araguaia paraense, a partir da revista Cayapós e Carajás/Memória Dominicana (1902-1952)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v3.i7.2021.4763

Palavras-chave:

Colégio Santa Rosa. História da Educação. Araguaia Paraense.

Resumo

No presente artigo foi realizada uma investigação a respeito do Colégio Santa Rosa, sua fundação e o perfil dos seus estudantes. O surgimento de tal instituição foi articulado por padres dominicanos do Araguaia Paraense, se tornando um marco educacional na fronteira do Araguaia Paraense, que atendia crianças indígenas de variados grupos étnicos, moradores do imenso território de Conceição do Araguaia. Utilizou-se como fonte a narrativa constituinte da revista Cayapós e Carajás/Memória dominicana, além de corpus documentais produzidos pelos missionários entre os anos de 1902 a 1952. O resultado da criação dessa escola foi a articulação de uma educação de perfil elementar para formar cidadãos cristãos. Todavia, se objetivou uma adequação do comportamento dos indígenas ao padrão cultural ocidental, o que ajudou na promoção da “pacificação”, na evacuação e na extinção de grupos indígenas araguaianos.

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Biografia do Autor

Milton Pereira Lima, SEDUC/ PA e SEMEC/Redenção, FIC/PA

Mestre em Dinâmica Territorial e Sociedade na Amazônia - PDTSA - UNIFESSPA (2019). Graduado e Licenciado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008). Graduado e licenciatura plena em pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) (2000). Especialização em História econômica do Brasil pela Faculdade Integradas de Ampara, (FIA), (2002). Atua como professor: SEDUC/ PA e SEMEC/Redenção, FIC/PA. É filiado ao Grupo de Pesquisa Territórios Indigenas e Etno-envolvemento. Campos de interesse profissional: Cultura, poética, história, antropologia da saúde-doença, sociologia Organizacional, migração, formação de professores e formação do 'Araguaia paraense', Sul do Pará.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

LIMA, . P. O colégio Santa Rosa na dinâmica da "Educação-Pacificação" dos "Selvagens" do Araguaia paraense, a partir da revista Cayapós e Carajás/Memória Dominicana (1902-1952). Escritas do Tempo, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 47–63, 2021. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v3.i7.2021.4763. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1544. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

v. 3 n. 7 (2021) Dossiê: Amazônia, fronteiras e diversidades