História e Literatura: Jorge Amado e seus escritos literários nos anos 30

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Rafaela Mendes da Silva
https://orcid.org/0000-0002-3203-7612
Francisco Wilton Moreira dos Santos
https://orcid.org/0000-0003-1486-0768

Resumo

Este artigo pretende abordar a relação estabelecida entre História e Literatura e como essa relação, enquanto campo de estudo, pode ser pensada na análise das obras do escritor brasileiro Jorge Amado, traçando assim uma empreitada interdisciplinar. Primeiramente faremos uma incursão a respeito do uso da literatura pela história, em seguida faremos um apanhado sobre a produção literária de Jorge Amado, suas fases, tipo de escrita, posturas etc. Por fim, refletiremos acerca da produção do autor nos anos 30. Embasados em uma análise teórico-conceitual de autores que pensam a relação história-literatura e uma análise da obra amadiana, iremos compreender como a obra literária de Amado, produzida nos anos 30, pode ser vista como objeto de investigação da história. Diante da análise, nos demos conta que algumas produções de Jorge Amado desse período podem ser vertentes para pensar questões históricas, tais como a relação trabalhador-patrão, a degradação urbana e o abando social de menores.

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Como Citar
DA SILVA, R.; DOS SANTOS, F. W. História e Literatura: Jorge Amado e seus escritos literários nos anos 30. Escritas do Tempo, v. 3, n. 8, p. 206-224, 27 ago. 2021.
Seção
v. 3 n. 8 (2021) Dossiê: História e Literatura: aproximações e diferenças
Biografia do Autor

Rafaela Mendes da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/FECLESC). Graduada em Licenciatura Plena em História, pela UECE, campus FECLESC. Pesquisadora do campo História e Literatura. Pesquisadora bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Pesquisa de monografia com o tema: Moços! Uma grande idéa vos anima os corações: Abolicionismo, Imprensa e Literatura no Ceará (1881-1884), defendida e aprovada em 2018. Atualmente pesquisando como o discurso literário aborda o abandono social de crianças nos anos 30 no Brasil.

Francisco Wilton Moreira dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPHR/UFRRJ) na linha de pesquisa Relações de Poder, Linguagens e História Intelectual. Mestre Interdisciplinar em História e Letras (MIHL) pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Possui Graduação em História (Licenciatura Plena) pela mesma instituição. Tem interesse pelos temas: imprensa, violência, banditismo e cinema.

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