Diálogos entre a História da Educação e Literatura: a escola normal no romance "A Normalista", de Adolfo Caminha (1893)

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Caio Corrêa Derossi
http://orcid.org/0000-0001-9762-7392
Joana D'Arc Germano Hollerbach
http://orcid.org/0000-0002-3931-7836

Resumo

O presente ensaio teórico de abordagem qualitativa e naturezas bibliográfica e documental tem como objetivo analisar e compreender as configurações da escola normal e os indícios relativos à educação no final do século XIX, a partir das representações realizadas pelo escritor cearense Adolfo Caminha no romance A Normalista, de 1893. Para tanto, oferece-se um panorama teórico sobre os diálogos entre história e literatura, bem como sobre a instituição das escolas normais no período final do Império até os primeiros anos da República, recorte temporal pregresso e coevo a época de publicação da obra. Posteriormente, faz-se uma análise à luz da literatura especializada a partir de alguns excertos do livro. Ao fim, indica-se um horizonte de possibilidades para a escrita e para a construção do pensamento historiográfico na educação, realizado com a interseção entre a história e a literatura.

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Como Citar
DEROSSI, C.; HOLLERBACH, J. D. Diálogos entre a História da Educação e Literatura: a escola normal no romance "A Normalista", de Adolfo Caminha (1893). Escritas do Tempo, v. 3, n. 8, p. 162-185, 27 ago. 2021.
Seção
v. 3 n. 8 (2021) Dossiê: História e Literatura: aproximações e diferenças
Biografia do Autor

Caio Corrêa Derossi, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Linha de pesquisa 1: Educação Pública: Sujeitos e Práticas. Graduado (2018) em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Viçosa. Aluno-pesquisador e bolsista de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), no Centro de Vocação Tecnológica (CVT), da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), entre os anos de 2013-2014. 

Joana D'Arc Germano Hollerbach, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Administração de Governador Valadares (1986), Licenciatura em História pela Universidade Vale do Rio Doce (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Atualmente é professora do magistério superior, Adjunto III, da Universidade Federal de Viçosa. 

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