A arte de Danilo de S'Acre: "montagem" e "desmontagem" da História e de um tempo sombrio

Main Article Content

Maria Nazaré Rodrigues Oliveira Dornellas

Resumo

Durante a Ditadura Militar do Brasil, os atos perpetrados em termos de repressão podem não ter recaído diretamente em solo acreano, mas, toda a Amazônia irá cair nas mãos dos projetos colonizadores pela política desenvolvimentista, levando a sucumbir vidas e florestas pela grilagem de terra, destruição de florestas e expulsão de famílias de seus espaços de trabalho e vivência no interior das florestas, fazendo surgir assim, movimentos de luta e resistência, especialmente, na Amazônia-Acreana. Danilo de S’Acre, nos convida a refletir esse tempo através de poesias e pinturas pela perspectiva da “montagem”, Didi-Huberman (2010 e 2017), e ao fugir de um certo “realismo/naturalismo” numa proposta “surrealista”, nas reflexões de Walter Benjamin (1987), apresenta uma nova releitura (desvelos) desse “tempo sombrio”, “desmontando” assim, a história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
RODRIGUES OLIVEIRA DORNELLAS, M. A arte de Danilo de S’Acre: "montagem" e "desmontagem" da História e de um tempo sombrio. Escritas do Tempo, v. 4, n. 11, p. 78-90, 9 set. 2022.
Seção
v. 4 n. 11 (2022) Dossiê: Guerrilha do Araguaia 50 anos
Biografia do Autor

Maria Nazaré Rodrigues Oliveira Dornellas, Universidade Federal do Acre

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Acre (UFAC), Especialista em História Regional pela UNINTES, Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Uninter, Graduada em História pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Graduada em Artes pelo Centro Universitário Clarentiano e Graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre - UFAC.

Referências

ALBUQUERQUE, Gerson Rodrigues de. Uma Cidade de Palavras: na literatura, nas artes e em outras invenções. Centro de Educação, Letras e Artes Universidade Federal do Acre. 2019.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Editora Brasiliense, São Paulo: 1987.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: O longo caminho. 4ª ed. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro: 2003.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Editora 34: São Paulo: 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição: O olho da história I. Editora UFMG, Belo Horizonte: 2017.
LICHTENSTEIN, Jaqueline. A pintura - Vol. 05: Da imitação à expressão. Ed. 34, São Paulo, 2004.
SOUZA, Carlos Alberto Alves de. História do Acre: novos temas, nova abordagem. 7ª edição. Rio Branco (AC): Editor Carlos Alberto Alves de Souza, 2009.
STRICKLAND, Carol. Arte Comentada: da Pré-História ao Pós-Moderno. Ediouro: Rio de Janeiro, 2004.