O cultivo da memória sobre a Guerrilha do Araguaia - Diálogos Interartísticos

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Cristian Javier Lopez
https://orcid.org/0000-0002-7391-8395
Jacielle da Silva Santos
https://orcid.org/0000-0002-1131-4764

Resumo

O cultivo da memória tem sido, desde sempre, uma prática indispensável para o ser humano, efetivado no intuito de manter fora do esquecimento fatos importantes de sua história e para nela inscrever-se como sujeito social. Nesse sentido, nas artes existe vasta produção que visa a contribuir com esse cultivo e demostrar essa necessidade inerente ao ser de registrar as percepções de seu mundo. Neste artigo, propomos a análise do poema/canção “Serra das andorinhas” (2019), letra de Bertin di Carmelita e música de Charles do Arraia. Nessa obra faz-se uma reflexão sobre um fato histórico: a Guerrilha do Araguaia (1972/1975) sob um ponto de vista local. Por meio da junção de diferentes ramos do saber, desde a perspectiva interartística, convidamos o leitor a pensar sobre a importância do cultivo da memória. Fundamentamos nossas reflexões nos pressupostos de Luiza Silva (2011; 2021), Jaime Hormigos Ruíz (2008), César Figueiredo (2019; 2020), entre outros. Demostramos, pois, que as artes são redutos de resiliência frente ao esquecimento.

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Como Citar
LOPEZ, C.; DA SILVA SANTOS, J. O cultivo da memória sobre a Guerrilha do Araguaia - Diálogos Interartísticos. Escritas do Tempo, v. 4, n. 11, p. 63-77, 9 set. 2022.
Seção
v. 4 n. 11 (2022) Dossiê: Guerrilha do Araguaia 50 anos
Biografia do Autor

Cristian Javier Lopez, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Estudos Literários pela Universidade de Vigo/Espanha, em cotutela com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Brasil. Professor colaborador no curso de Música da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR. Integrante do grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização” (UNIOESTE).

Jacielle da Silva Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins; SEDUC-TO

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura – PPGLLIT na Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT. Professora da Educação Básica, SEDUC-TO. Membro do Grupo de Estudos do Sentido – GESTO e do “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização” (UNIOESTE).

Referências

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