Ausência e silenciamento em K. Relato de uma busca, de Bernardo Kucinski

Main Article Content

Jacielle Silva Santos
https://orcid.org/0000-0002-1131-4764
Francisca Verônica Feitosa Andrade
https://orcid.org/0000-0001-8974-9138

Resumo

Neste artigo, analisamos, a partir da semiótica tensiva, o romance “K. Relato de uma busca”, de Bernardo Kucinski (2014). O romance é composto por diferentes vozes, das quais selecionamos a do narrador que relata o percurso de um pai durante a busca pela filha desaparecida no período ditatorial brasileiro. Para tal, nos embasamos no conceito de acontecimento, em Claude Zilberberg (2011), no intuito de compreender qual o estatuto do sujeito diante da disjunção com a filha. Buscamos ainda, identificar quais sentimentos são emergidos e intensificados durante a procura. Durante a análise, foi possível verificar que o pai permanece aturdido devido à intensidade do impacto, tornando-se um sujeito em estado de aniquilamento, incapaz de se restabelecer.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
SANTOS, J.; ANDRADE, F. V. Ausência e silenciamento em K. Relato de uma busca, de Bernardo Kucinski. Escritas do Tempo, v. 4, n. 11, p. 30-44, 9 set. 2022.
Seção
v. 4 n. 11 (2022) Dossiê: Guerrilha do Araguaia 50 anos
Biografia do Autor

Jacielle Silva Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutoranda em Ensino de Língua e Literatura pelo PPGLLIT/UFNT. Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS/UFT), docente da rede pública de ensino no Tocantins.

Francisca Verônica Feitosa Andrade, Universidade Federal do Norte do Tocantins

É mestranda em Ensino de Língua e Literatura PPGLLIT/Universidade Federal do Norte do Estado do Tocantins- UFNT, membro do Gesto - Grupo de estudo dos sentidos/UFT. Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS. 

Referências

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
FIGUEIREDO, Eurídice. A literatura como arquivo da ditadura brasileira. – 1ª ed. – Rio de Janeiro: 7 Letras, 2017.
GINZBURG, Jaime. O narrador na literatura brasileira. Tintas. Quaderni di letterature iberiche e iberoamericane, 2 (2012), pp. 199-221. http://riviste.unimi.it/index.php/tintas
HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: O breve século XX. São Paulo: Cia das Letras, 2008.
KUCISNKI, Bernardo. Relato de uma busca. São Paulo: Cosac Naify, 2014. 192 pp.
PAVLOV, Ivan. Reflexos Condicionados, Inibição e Outros Textos. Lisboa: Editorial Estampa, 1971.
RICOEUR, Paul. Temps et récit. Paris: Seuil, 1985.
TATIT, Luiz. Passos da semiótica tensiva. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2019.
VICENTE, José João Neves Barbosa. Totalitarismo, Educação e Justiça: Uma abordagem filosófica - Cruz das Almas, BA: Editora UFRB, 2012.
ZILBERBERG, Claude. Elementos de semiótica tensiva. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit, Waldir Beividas – São Paulo: Ateliê, Editorial, 2011.