Catolicismo, Ateísmo, Conservadorismo e Comunismo: uma análise do paradoxo entre D. Geraldo de Proença Sigaud e Eugênio de Proença Sigaud

Main Article Content

Clodoaldo da Luz

Resumo

O presente artigo analisa o paradoxo existente entre a concepção comunista ateia e a doutrina católica no período de 1947 a 1961, sob as orientações da micro-história e da história das religiões. Assim, tal investigação acerca dos referidos ideários se dará partindo do individual para o geral, abordando as biografias D. Geraldo de Proença Sigaud – S.V.D. e de Eugênio de Proença Sigaud. Visando, assim, as dispares ações e concepções advogadas pelos irmãos Sigaud, a fim de investigar os fatos políticos e sociais, de 1947 a 1961, que fomentaram o embate entre a doutrina católica e a ideologia comunista, realçado nos seguintes atos ímpares da sociedade nacional: a fundação da Sociedade em Defesa da Tradição, Família e Propriedade por D. Geraldo de Proença Sigaud – S.V.D, e a decoração interna da catedral de Jacarezinho por Eugênio de Proença Sigaud,  a pedido de D. Geraldo de Proença Sigaud – S.V.D.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
LUZ, C. Catolicismo, Ateísmo, Conservadorismo e Comunismo: uma análise do paradoxo entre D. Geraldo de Proença Sigaud e Eugênio de Proença Sigaud. Escritas do Tempo, v. 4, n. 11, p. 113-135, 9 set. 2022.
Seção
Artigos

Referências

AMAZONAS, João. Socialismo: Ideal da classe operária aspiração de todos os povos. 3ª ed., São Paulo: Anita Garibaldi, 1983.
ARRUDA, Gilmar. Para que serve o ensino de história. In: História e ensino. Londrina: Revista do laboratório de Ensino de História / UEL, Nº 1, 1985, p. 61-68.
BLOCH, March. A sociedade feudal. Tradução de Emanuel Lourenço Godinho. São Paulo: Barbosa & Santos, 1982.
BANDEIRA Luiz Alberto Moniz. De Martí a Fidel: a revolução Cubana e a América Latina. 2ª ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
____________________. O Governo João Goulart: as lutas sociais no Brasil (1961—1964). 4ª ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
BURKE, Peter. The French Historical Revolution The Annales School, 1929-89. Cambridge/ Oxford: Polity Press, 1990.
CAVA, Ralph Della. A igreja e Estado no Brasil do século XX: sete monografias recentes sobre o catolicismo brasileiro. In: Estudo CEBRAP. São Paulo: Brasileira de Ciência, n. 12, abr-jun., 1975, p. 5-52.
DIOCESE DE JACAREZINHO. Jubileu de ouro da Diocese de Jacarezinho. Curitiba: Gráfica Vicentina, 1976.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. Tradução de Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FILHO, Abel de Oliveira Campos. Meio século de epopeia comunista. São Paulo: Vera Cruz, 1980.
FOGASSA, Humberto; RIBAS, Luciane. Conservação e restauração da pintura mural da Igreja Nossa senhora Imaculada conceição Catedral de Jacarezinho – Paraná. Curitiba, 2005.
FOUGEYROLLAS, Pyerre. Marx. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo: Ática, 1989.
GASPARI, Élio. A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
GONÇALVES, Luiz Felipe. Sigaud: o pintor dos operários. Edibrás, 1981.
GUINZBURG, Carlos. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideais de um moleiro perseguido pela Inquisição. Tradução de Maria Betânia Amoroso. São Paulo: Companhia das letras, 1997.
HERMANN, Jaqueline. História das religiões e religiosidades. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campos, 1997, p. 329-354.
MAINWARING, Scott. Igreja Católica e política no Brasil: 1916-1985. Tradução de Heloísa Braz de Oliveira Prieto. São Paulo: Brasiliense, 1985.
MANOEL, Ivan. O pêndulo da história. Maringá: Eduem, 2004.
MARK, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Tradução de Osvaldo Coggiola. São Paulo: Boitempo, 2010.
MERCADANTE, Paulo. A consciência conservadora no Brasil: contribuição ao estudo da formação brasileira. 4ª ed. Rio de janeiro: Topbooks, 2003.
OLIVEIRA, Plínio Corrêa de. A Igreja ante a escalda da ameaça comunista: apelo aos bispos silenciosos. 4ª ed., São Paulo: Vera Cruz, 1977.
PIO XI. Divini redemptoris: sobre o comunismo ateu. 8ª ed., Petrópolis: Vozes, 1963.
REALE, Giovani; ANTISSERI, Dario. História da filosofia: do Romantismo até os nossos dias. São Paulo: Paulinas, 1990.
SIGAUD, Dom Geraldo de Proença. As congregações marianas na Constituição Apostólica ‘ bis saeculari die’. Diocese de Jacarezinho, 1948.
___________________________. Carta Pastoral de Saudação. Jacarezinho: Diocese de Jacarezinho, 1947.
___________________________. Carta Pastoral sobre a seita comunista, seus erros, sua ação revolucionária e os deveres dos católicos na hora presente. Diamantina: Arquidiocese de Diamantina, 1963.
___________________________. Catecismo Anticomunista. São Paulo: Vera Cruz, 1963.
___________________________ et alii. Livros das Cartas Circulares. 3ª ed., São Paulo: vera Cruz, 1961.
___________________________. Reforma Agrária. Rio de Janeiro: Universidade Católica, 1953.
___________________________ et alii. Reforma Agrária: questão de consciência. São Paulo: Vera Cruz, 1960.

SILVA JÚNIOR, Alfredo Moreira. Catolicismo, poder e tradição: Uma análise das ações representações do conservadorismo brasileiro a partir do Bispado de D. Geraldo de Proença Sigaud em Jacarezinho (1947-1961). 2006. 93 p. Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Faculdade de Ciências e Letras de Assis – Universidade Estadual Paulista, Assis, 2006.
______________________________. Aggiornamento ou fumaça de Satanás: interpretações sobre o Concílio Vaticano II. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP, São Paulo, 2013.
TORRES, João Camilo de Oliveira. História das ideias religiosas no Brasil. São Paulo: Grijalbo, 1968.