A extensão universitária, comunicação e mobilização social: experiência de um projeto de extensão para o enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo

Main Article Content

Luciana Gonzaga Bittencourt
https://orcid.org/0009-0004-4035-0168

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal refletir, a partir de um projeto de extensão sobre a importância da extensão universitária como ferramenta estratégica para o enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo. Como metodologia optou-se pela construção de referencial teórico baseado em pesquisas bibliográfica e documental com ênfase na relação de exploração entre trabalho e capital para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Além disso, construiu-se um panorama sobre a mobilização social, práxis gramsciana e estratégias de comunicação utilizadas por diferentes organizações da rede de enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo do Estado do Rio de Janeiro. Aponta-se que é necessária a articulação de diferentes sujeitos para erradicar esse crime, incluindo ações de extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
BITTENCOURT, L. A extensão universitária, comunicação e mobilização social: experiência de um projeto de extensão para o enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo. Escritas do Tempo, v. 5, n. 13, p. 24-44, 3 fev. 2024.
Seção
v. 5 n. 13 (2023) Dossiê: O trabalho escravo contemporâneo
Biografia do Autor

Luciana Gonzaga Bittencourt, Escola de Governo de Maricá - EMAR

Doutora (2021) em Política Social pela Universidade Federal Fluminense. Mestra (2016) em Política Social pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, trabalha na Escola de Governo de Maricá (EMAR) na coordenação de cursos de extensão de direitos humanos.  

Referências

ALMEIDA, Luciane Pinho. A extensão universitária no Brasil: processos de aprendizagem a partir da experiência e do sentido. In: DIRE, Limoges, n. 7, 2015. Disponível em: https://www.unilim.fr/dire/692&file=1/. Acesso em:8 de set. de 2021.
BRASIL. Lei nº 10.803, de 11 de dezembro de 2003.Altera o art. 149 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, trabalho em condição análoga à de escravo. Brasília, DF: Presidência da República, [2021]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.803.htm. Acesso em: 2 dez. 2021.
DURIGUETTO, Maria Lúcia. Sociedade civil e democracia. São Paulo: Cortez, 2007.
FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. São Paulo: Contracorrente, 2020.
FIGUEIRA, Ricardo R. Prefácio. In: MULLER, Daniela V. da Rocha. Representação
judicial do trabalho escravo contemporâneo: compreendendo a construção da jurisprudência através da linguagem. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2021.
GOMES, Marquiana de Freitas V. B. Interdisciplinariedade e a interprofissionalidade na ação extensionista. In: GONÇALVES, Nadia G.; QUIMELLI, Gisele A. Princípios da extensão universitária: contribuições para uma discussão necessária. Curitiba: CRV, 2016. P. 37-52.
GONÇALVES, Nadia G.; QUIMELLI, Gisele A. Princípios da extensão universitária: contribuições para uma discussão necessária. Curitiba: CRV, 2016.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
GREGO, Pedro Teixeira P; FIGUEIRA, Ricardo R. Perda da propriedade privada e escravidão contemporânea: reflexões e idéia gerais. In: FIGUEIRA, R.; MOURA, F.; SUDANO, S.. Escravidão contemporânea no campo e na cidade: perspectivas teóricas e empíricas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2022. p. 203-221.
HENRIQUES. Márcio S. Comunicação e estratégias de mobilização social. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2017.
MAZZEO, Antonio Carlos. Burguesia e capitalismo no Brasil. São Paulo: Ática, 1986.
MOURA, Flávia de A. Representações do trabalho escravo a partir da mídia: olhares de trabalhadores rurais maranhenses.Tese (doutorado) – Faculdade de Comunicação Social, Pós-Graduação em Comunicação Social, Porto Alegre - PUCRS, 2015. 245 f.
PRADO, Adonia A. Educação contra a escravidão contemporânea.In: FIGUEIRA, R.R;PRADO, A. A; GALVÃO, E. M. Discussões contemporâneas sobre trabalho escravo contemporâneo: teoria e pesquisa. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016. p.461-475.
PRADO, Antonia Antunes. Quinze anos de escravização de trabalhadores no Rio de Janeiro – 2003 a 2018: alguns aspectos. In: FIGUEIRA, Ricardo Rezende; MOURA, Flávia de Almeida; SUDANO, Suliane. Trabalho escravo contemporâneo e resistência em tempos de pandemia. Maranhão: EDUFMA, 2022.
RAMOS, M. C. Comunicação, direitos sociais e políticas públicas. In: MARQUES DE MELO, J.; SATHLER, L. Direitos à Comunicação na Sociedade da Informação. São Bernardo do Campo, SP: Umesp, 2005, p. 245- 53. Disponível em: http://www.andi.org.br/sites/default/files/legislacao/245_253_direitos_a_comunicacao_politicas_publicas_murilo_ramos.pdf. Acesso em: 1º de julho de 2021.
REPÓRTER BRASIL. Programa Escravo, nem pensar! Relatório de atividades da formação sobre prevenção ao trabalho escravo e tráfico de pessoas para a Assistência Social no Rio de Janeiro. São Paulo, 2019.
SAKAMOTO, Leonardo. Escravidão contemporânea. São Paulo: Contexto, 2020.
SEMERARO, Giovanni. Gramsci e a Sociedade Civil. Petrópolis: Vozes, 1999.
SEMERARO, Giovanni. Gramsci e os Novos Embates da Filosofia da Práxis. Aparecida, SP: Ideia & Letras, 2006.
SOARES, Marcela. Escravidão e Dependência. Marília: Lutas Anticapital, 2022.
SOUSA, Ana Luiza L. A História da Extensão Universitária. Campinas, SP: Alínea, 2010.