As Moscas, os Hereges e o gênero da bruxaria

Main Article Content

Tamar Herzig
https://orcid.org/0000-0003-2785-122X
Marcus Reis, Tradutor
https://orcid.org/0000-0002-5972-1289
Amanda Jacobsen de Oliveira, Tradutora
https://orcid.org/0000-0002-6963-2458

Resumo

O inquisidor Heinrich Kramer (também conhecido como Institoris, c. 1430-1505), sem dúvida o mais infame teórico da bruxaria da era pré-moderna, foi também um dos mais prolíficos polemistas anti-heréticos de sua época. Ele dedicou a maior parte de sua longa vida à repressão dos grupos religiosos dissidentes, bem como à extirpação da bruxaria. O artigo argumenta que a apresentação de Kramer das bruxas e dos homens hereges como grupos distintos que participavam da conspiração com o Diabo para minar a cristandade marcou um importante ponto de virada no discurso demonológico. O entendimento de Kramer sobre os papéis análogos de bruxas e hereges esteve intimamente ligado ao seu entendimento do gênero sobre a natureza da heterodoxia religiosa e da bruxaria diabólica. Esse entendimento generificado, propõe o artigo, foi geralmente aceito por católicos e protestantes nos dois séculos seguintes. Embora as mulheres às vezes fossem acusadas de heresia e os homens fossem processados por bruxaria, a maioria das pessoas executadas por heresia na era das Reformas foi do sexo masculino, enquanto as principais vítimas da caça às bruxas do início da era Moderna eram mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
HERZIG, T.; REIS, M.; DE OLIVEIRA, A. As Moscas, os Hereges e o gênero da bruxaria. Escritas do Tempo, v. 5, n. 13, p. 130-155, 3 fev. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tamar Herzig, Universidade de Tel Aviv

É Professora de História Europeia Comparada na Universidade de Tel Aviv. Atualmente, é Vice-Reitora de Investigação da Faculdade de Ciências Humanas, Vice-Presidente da Sociedade Histórica de Israel e membro do Conselho de Administração da Sociedade Renascentista da América

Referências

-