Políticas de preservação do patrimônio ferroviário

um estudo da Linha Férrea Rio Grande - Pelotas - Bagé (RS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v6.i16.2024.8499

Palavras-chave:

Patrimônio Ferroviário; Inventário; Políticas de Preservação; Linha Ferroviária; Arquitetura e Urbanismo.

Resumo

Este artigo busca analisar as Políticas Públicas de Preservação do Patrimônio Ferroviário no RS, com o intuito de compreender as potencialidades e fraquezas das legislações vigentes, tendo como objeto de estudo a Linha Férrea Rio Grande - Pelotas - Bagé (RS), buscando analisar a atual situação legal destes bens. Para tanto, será feito um levantamento e análise das legislações de proteção do patrimônio ferroviário, tanto federais como estaduais, além de um levantamento dos bens arrolados no Inventário das Estações realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul (IPHAE) da estrada de ferro mencionada, para analisar quais das Estações inventariadas foram tombados ou protegidos nas três esferas de governo. Nesse sentido, será possível analisar e mapear a proteção da Estrada de Ferro, podendo contribuir para o fortalecimento da memória ferroviária da região sul do RS.

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Biografia do Autor

Alexsandra da Rosa de Los Santos, UFPEL

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Formada em História Licenciatura pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e atualmente graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Antonio Soukef Junior, UFPEL

Professor visitante do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas desde Junho de 2023. Professor titular e pesquisador do Programa de Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo da UNIVAG Centro Universitário entre dezembro de 2017 e maio de 2023. Professor do Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano do FIAM FAAM Centro Universitário entre janeiro de 2014 e junho de 2018. Editor da InSitu Revista de Arquitetura e Urbanismo do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano do FIAM FAAM Centro Universitário de janeiro de 2015 a junho de 2018. Professor do curso de Arquitetura do FIAM-FAAM Centro Universitário entre agosto de 2002 e junho de 2018. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUCCAMP (1988); Mestrado (1999) e Doutorado (2005) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP; Pós-doutorado com bolsa FAPESP (2010), pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP. Experiência na área de Restauração do Patrimônio Histórico e Arquitetônico. Autor dos seguintes livros: Estação Júlio Prestes (1997); Cem Anos Luz (2000); Sorocabana: uma saga ferroviária (2001); Avenida Paulista: a síntese da metrópole (2002); Os cinco órfãos: Lar Sírio - Transformando histórias (2005); Os produtos de cimento na construção do Brasil (2005); Leopoldina Railway Company: 150 anos de ferrovia no Brasil (2005); Os espaços do Sagrado (2006); Empreendimentos ferroviários britânicos no Brasil (2010); A Companhia City e a urbanização de São Paulo (2010), A Ingleza e o Inglês: A São Paulo Railway e Charles Robert Mayo (2013) e A Preservação dos Edifícios da São Paulo Railway em Santos e Jundiaí (2013). Entre agosto de 2011 e março de 2014 trabalhou na Companhia Paulista de Obras e Serviços - CPOS no gerenciamento de projetos que envolvem a preservação e o restauro de bens públicos do Estado de São Paulo.

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Publicado

2025-05-13

Como Citar

DA ROSA DE LOS SANTOS, .; SOUKEF JUNIOR, . Políticas de preservação do patrimônio ferroviário: um estudo da Linha Férrea Rio Grande - Pelotas - Bagé (RS). Escritas do Tempo, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 84–99, 2025. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v6.i16.2024.8499. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/2829. Acesso em: 21 maio. 2025.