A escrita como patrimônio: O queijo e os vermes, de Carlo Ginzburg e sua influência na historiografia contemporânea

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Angelo Adriano Faria de Assis
https://orcid.org/0000-0002-1587-438X
Yllan de Mattos
https://orcid.org/0000-0002-1930-0789

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar o impacto na historiografia, tanto internacional quanto brasileira da obra O Queijo e os Vermes, do historiador italiano Carlo Ginzburg, lançada em 1976 na Itália e depois traduzida e publicada em vários países. Neste sentido, o trabalho traça uma breve apresentação da biografia e da produção historiográfica do autor, dos destacados representantes da Micro-História, e analisa as principais ideias presentes em O Queijo e os Vermes, bem como sua aceitação e críticas. Passados mais de quarenta anos de sua publicação, busca-se compreender a influência que este trabalho continua a exercer sobre os estudos produzidos por historiadores de todos o mundo.


 

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Como Citar
FARIA DE ASSIS, A.; DE MATTOS, Y. A escrita como patrimônio: O queijo e os vermes, de Carlo Ginzburg e sua influência na historiografia contemporânea. Escritas do Tempo, v. 1, n. 1, p. 49-71, 30 jun. 2019.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Angelo Adriano Faria de Assis, Universidade Federal de Viçosa

Docente da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutor em História pela UFF.

Yllan de Mattos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Adjunto no Departamento de História e no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus de Seropédica e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Franca. Possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Gama Filho (2004), pós-graduação (lato senso) em História Moderna pela Universidade Federal Fluminense (2006), mestrado em História Social, setor temático de História Moderna, na Universidade Federal Fluminense (2009) e doutorado em História Moderna na Universidade Federal Fluminense (2013). Tem experiência docente e de pesquisa na área de História, com ênfase em História Moderna e História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Inquisição, Religião e Religiosidade, Clero, Justiças, Educação e Avaliação Escolar.  

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