IMPACTOS DIVERSIFICADOS DO PROGRAMA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

  • Matheus Almeida do Prado
  • Jeânderson de Melo Dantas

Resumo

O primeiro contato com a engenharia normalmente se dá de forma complicada, disciplinas de cálculo em conjunto com matérias que são essenciais para o decorrer do curso se tornam um tanto quanto maçantes para a grande parte dos alunos. As disciplinas de cálculo são a base de toda engenharia, a primeira noção que o aluno tem é que são meros obstáculos que precisam ser ultrapassados a todo custo, não aplicando a devida importância que as mesmas têm para o decorrer do curso. Porém, o baixo rendimento apresentado nesse grupo de disciplinas no ensino superior tem sido o foco de discussão no Brasil nas últimas décadas.
Em seu texto, D’Ambrósio (1996), discute os motivos pelo quais as mudanças estão acontecendo nos ensinos que envolvem matemática:
Outro grande fator de mudança é o reconhecimento do fato de a matemática ser muito afetada pela diversidade cultural. Não apenas a matemática elementar, reconhecendo as etnomatemáticas e procurando incorporá-las no currículo, mas também se reconhece diversidade naquilo que chamamos matemática avançada ou matemática universitária e a pesquisa em matemática pura e aplicada. (D’AMBRÓSIO, 1996, p.58)
Aplicando esse pensamento a realidade universitária hoje, nota-se de fato a diversidade cultural e o nível de aprendizagem dos determinados alunos. Alguns vêm de escola pública, outros de escolas particulares, e de aluno para aluno é notável a diferença e aplicabilidade dos conhecimentos.
Não obstante de todo o contexto, avaliação da realidade e o desnível de conhecimento, temos a própria dificuldade imposta pela disciplina. Estudiosos como Cury (2009) elenca em seus trabalhos os crescimentos dos estudos e pesquisas aplicados em propostas de melhoras do ensino de cálculo no nível superior. Uma pesquisa proposta por Fiorentini (1993, apud CURY, 2009) em que até 1991, dentre as produções brasileiras em Educação Matemática, apenas 19% das dissertações de teses tinham como foco o ensino superior. Desses 19%, 65 textos eram voltados para o currículo e destes, 15 eram relacionados ao ensino de disciplinas sendo 10 deles específicos ao Cálculo.
Analisando a problemática como um todo, o monitor e o professor orientador se inserem numa problemática que vai além das barreiras da universidade. E para o mínimo de reversão desse conjunto e necessária a noção do monitor e a constante comunicação entre orientador/monitor.
Portanto, o sistema de monitoria vem como um nivelador, um auxílio para todos os alunos exercerem suas funções e aprimorarem seu conhecimento numa determinada disciplina que é essencial para a sua graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-08-01
Visualizações
  • Artigo 120
  • PDF 76
Como Citar
Prado, M., & Dantas, J. (2019). IMPACTOS DIVERSIFICADOS DO PROGRAMA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/611

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)