O APRENDIZADO ATRAVÉS DO PROGRAMA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE CÁLCULO II - 34

  • Erik Siqueira Nogueira
  • Jerffeson Torres Silva
  • Jeânderson de Melo Dantas

Resumo

Com os crescentes acréscimos quantitativos de discentes inseridos nos ambientes universitários nos últimos anos, a demanda por profissionais do ensino se intensificou de forma proporcional, todavia, na prática isto não se realizou. Neste contexto, a falta de profissionais do ensino nos IES (Institutos de Ensino Superior), pode ser contornado através dos programas de monitorias. Para tanto, a aproximação do nível de escolaridade dos monitores com os discentes participantes contribui no aprendizado de ambas as partes, tanto para o monitor com o aprofundamento da matéria, quanto para o aluno matriculado na disciplina que pode ter mais liberdade para tirar suas dúvidas sobre o conteúdo. Desta forma, a disciplina de Cálculo requer que o discente pratique bastante as técnicas matemáticas para que estas fiquem fixadas e que não haja dificuldade na aplicação desta faculdade, sendo assim, a resolução de exercícios foi a principal metodologia adotada para o desenvolvimento da disciplina, com acréscimos de atividades de revisão para as principais avaliações e o incentivo dos alunos a exporem suas questões no quadro diante da turma para que os mesmos pudessem perder a timidez em apresentações de conteúdo. Portanto, com a execução da monitoria, o índice de reprovação de alunos foi considerado regular em relação ao índice de reprovação de alunos que não participavam da monitoria, concluído assim que este programa contribuiu para o total de aprovação na disciplina de Cálculo II.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-10-18
Visualizações
  • Artigo 97
Como Citar
Nogueira, E., Silva, J., & Dantas, J. (2019). O APRENDIZADO ATRAVÉS DO PROGRAMA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE CÁLCULO II - 34. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 4(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/1059

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)