O APRENDIZADO ATRAVÉS DO PROGRAMA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE CÁLCULO II - 34
Abstract
Com os crescentes acréscimos quantitativos de discentes inseridos nos ambientes universitários nos últimos anos, a demanda por profissionais do ensino se intensificou de forma proporcional, todavia, na prática isto não se realizou. Neste contexto, a falta de profissionais do ensino nos IES (Institutos de Ensino Superior), pode ser contornado através dos programas de monitorias. Para tanto, a aproximação do nível de escolaridade dos monitores com os discentes participantes contribui no aprendizado de ambas as partes, tanto para o monitor com o aprofundamento da matéria, quanto para o aluno matriculado na disciplina que pode ter mais liberdade para tirar suas dúvidas sobre o conteúdo. Desta forma, a disciplina de Cálculo requer que o discente pratique bastante as técnicas matemáticas para que estas fiquem fixadas e que não haja dificuldade na aplicação desta faculdade, sendo assim, a resolução de exercícios foi a principal metodologia adotada para o desenvolvimento da disciplina, com acréscimos de atividades de revisão para as principais avaliações e o incentivo dos alunos a exporem suas questões no quadro diante da turma para que os mesmos pudessem perder a timidez em apresentações de conteúdo. Portanto, com a execução da monitoria, o índice de reprovação de alunos foi considerado regular em relação ao índice de reprovação de alunos que não participavam da monitoria, concluído assim que este programa contribuiu para o total de aprovação na disciplina de Cálculo II.