UMA ABORDAGEM DE ENSINO NA MONITORIA DE GEOMETRIA ANALÍTICA - 93

Authors

  • Samira Santos Ferrugine
  • Gleny Pereira de Souza
  • Manolo Rodriguez Heredia

Abstract

O Programa de Monitoria Geral da disciplina de Geometria Analítica ofertado no período 2018.4 para os discentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), funcionou como aulas de reforço aplicadas fora do horário de aulas da(s) turma(s) regulares que compuseram o público-alvo, trabalhando o processo cognitivo e o desenvolvimento dos alunos no decorrer da disciplina. O objetivo da monitoria foi oferecer aos acadêmicos matriculados no segundo semestre do curso de matemática a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na área, tirando dúvidas de exercícios propostos pelo professor da turma, realizando leituras sobre o tema, elaborando atividades desenvolvidas pelas monitoras orientadas pelo coordenador do projeto e incentivando os discentes a se esforçarem não apenas nessa disciplina, mas nas próximas que virão e usarão este estudo como complemento de aprendizagem. Utilizamos alguns materiais como: quadro branco, pincel, folhas de papel A4, livros disponíveis na Biblioteca do IEA (BIBIEA). Nossos resultados foram produtivos a partir do momento que haviam pessoas interessadas em estar na monitoria tirando dúvidas fora do horário de aulas. Por fim, podemos descrever que os papéis: do docente/coordenador da disciplina, das monitoras e dos participantes do projeto, foram essenciais, pois sem o docente os alunos não aprenderiam os conteúdos, sem os discentes o professor não teria motivos para dar aula e sem as monitoras os alunos não teriam como tirar dúvidas de exercícios nos momentos vagos, onde o professor poderia estar aplicando outra atividade em turma diferente.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-10-17

How to Cite

Ferrugine, S. S., Souza, G. P. de, & Heredia, M. R. (2019). UMA ABORDAGEM DE ENSINO NA MONITORIA DE GEOMETRIA ANALÍTICA - 93. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 4(1). etrieved from https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/1002

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>