RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
Keywords:
Monitoria; Didática da Matemática; CmapTools; Ensino e Aprendizagem.Abstract
Neste trabalho, apresentamos alguns relatos que foram frutos do Programa de Monitoria de
Disciplinas com Práticas de Laboratório (PML), sob o edital de nº 03/2020, onde contemplou a disciplinas de
Didática da Matemática, com carga horária de 68 horas sendo distribuídas nesse componente curricular: 34
horas para aulas teórica, 17 horas para aulas práticas e 17 horas para aulas de extensão. A disciplina foi
ofertada para a turma 2018 do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Sul e
Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Esse estudo tem como objetivo relatar a importância da Didática da
Matemática no curso de Licenciatura em Matemática assim como as práticas de monitoria desenvolvidas ao
longo da disciplina. O projeto foi desenvolvido seguindo quatro etapas, dentre elas o auxílio aos discentes de
forma remota durante o uso do software CmapTools e plantão de dúvidas pelo grupo de Whatsapp. A
monitoria durou quatro meses, e foi desenvolvida entre os meses de março a junho de 2020. Por fim, a
monitoria contribuiu no aprendizado das monitoras e dos discentes, pois houve elaboração e reflexão das
atividades desenvolvidas, de tal maneira que colaborou para a compreensão da natureza do papel didático do
professor, auxiliando os futuros docentes a entenderem melhor a complexidade do fenômeno da
aprendizagem matemática.