O PIBID-PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OLHARES MÚLTIPLOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Abstract
O presente trabalho, apresenta as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), para a formação docente, a partir de uma análise reflexiva sobre a formação de professores na perspectiva de múltiplos olhares em tempos pandêmicos que oportunizou o diálogo entre teoria e prática diante de uma realidade atípica sem precedente. O referido estudo tem como objetivo trazer suas contribuições vivenciadas no PIBID bem como suas reflexões e análises da nova realidade do sistema educacional para a formação inicial dos docentes. O texto se enquadra na metodologia qualitativa e para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado levantamentos bibliográficos a fim de construir uma boa base teórica e a consonância desses conhecimentos adquiridos com a nova realidade das escolas públicas. Com isso, faz-se de extrema importância as observações e reflexões deste novo cenário pandêmico evidenciando as problemáticas e sequelas que a COVID-19 causou para a escola, professores e alunos, conclui-se que estas novas perspectivas para a educação brasileira se tornam de extrema importância para o desenvolvimento de novos projetos que visam o combate às problemáticas causadas pela pandemia. O texto se enquadra na metodologia qualitativa exploratória, e para desenvolver esse trabalho foi utilizado levantamento bibliográfico em consonância à realidade pandêmica da época em uma escola pública de Marabá-Pa.