A MONITORIA EM HISTÓRIA DA LITERATURA: EXPERIÊNCIAS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE
Abstract
Como prática de muitas instituições de ensino, principalmente em níveis universitários, a monitoria em história da literatura tem como objetivo auxiliar os estudantes em seu aprendizado, proporcionando esclarecimento de dúvidas, revisão de conteúdo e orientação em relação à disciplina. Para tanto, busca identificar dificuldades de aprendizagem dos graduandos em relação às principais obras e autores abordados na disciplina. Dessa forma, o presente trabalho visa discutir a importância da monitoria acadêmica na disciplina de História da Literatura, especialmente as experiências vivenciadas durante as aulas teóricas e práticas, bem como suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes envolvidos (monitores e alunos). Para essa elaboração, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca da temática central, tendo como referência as atividades de monitoria realizadas na disciplina. Assim, pode-se observar que enquanto instrumento de ensino e aprendizagem, a monitoria oportuniza aos alunos em geral o atendimento de necessidades básicas de aprendizagem, e, especificamente, para os monitores contribui de maneira significativa para a sua formação, tendo em vista a melhora de suas habilidades de comunicação, sobretudo com a inserção à docência.