USO DE FORMAS E MEDIDAS DE CURRAIS BOVINOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA NA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE
Abstract
Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa que está sendo realizada, através de um projeto
intitulado “Residência Pedagógica em Educação do Campo na Perspectiva Interdisciplinar em Ciências
Agrárias e da Natureza, Matemática, Letras e Linguagens, Ciências Humanas e Sociais”, da Universidade
Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), que foi aprovado através do Programa Residência
Pedagógica. O objetivo foi investigar e problematizar medidas e formas geométricas em currais bovinos para
o ensino de geometria plana. A método adotado na investigação foi o ensino por Unidades Básicas de
Problematização (UBPs) concebido por Miguel; Mendes (2010; 2016); e pesquisa-ação, nos termos de
Thiollent (1997). Os resultados indicaram que é possível ensinar formas e medidas, a partir da utilização de
currais bovinos como instrumento de investigação, tendo em vista o uso das UBPs e sob a luz da
interdisciplinaridade. Portanto, o estudo apontou que as atividades problematizadas possuem potencialidades
didáticas com relevo ao ensino/aprendizagem escolar.