PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ENSINO MATEMÁTICO SOB A PERSPECTIVA DO RESIDENTE
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo analisar as repercussões do Programa Residência Pedagógica
– PRP, subprojeto de Matemática, que se configura como um importante espaço de formação continuada para
os futuros professores, possibilitando o estabelecimento de vínculos entre a universidade e a escola, bem como
a troca de experiências entre os professores supervisores e os residentes, enquanto política pública de ensino.
Para atingir o objetivo proposto, determinou-se empregar uma metodologia de projetos de trabalho de caráter
qualitativo, no qual possibilita analisar de maneira subjetiva todos os acontecimentos e percepções, feitos a
partir de referencial teórico sobre o assunto. A proposta deste trabalho compreende discorrer sobre as
potencialidades que o PRP proporciona, tal qual a experiência comum em salas de aula para os futuros
docentes, além dos comportamentos dentro e fora da escola e as considerações acerca do ensino matemático
que direciona as práticas pedagógicas voltadas para o aluno. A partir das análises e argumentos alcançados por
meio da intervenção do Residência Pedagógica, é possível concluir a importância deste como um ótimo
programa que desenvolve ações em sala de aula contribuindo para um ensino de qualidade, assim como uma
docência qualificada.