ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DE JOGOS LÚDICOS: UMA ABORDAGEM INTERATIVA COM O JOGO DE DAMAS
Abstract
As atividades lúdicas baseadas em jogos são utilizadas para facilitar o ensino de matemática. O O
objetivo deste trabalho é descrever as potencialidades didático-pedagógicas do jogo de damas adaptado para o
ensino de frações em estudantes do sexto ano da Escola Therezinha Abreu Vita, em Santana do Araguaia,
durante as ações do PIBID. Utilizando papel EVA, pincéis e premiação para engajar os alunos, a atividade
exigia que os jogadores verbalizassem frações a cada jogada. Os resultados mostraram que a atividade ajudou
os alunos a identificarem e lerem frações com mais facilidade, tornando o aprendizado mais interativo e
prático. Concluiu-se que a abordagem lúdica é eficaz no ensino de frações, promovendo um ambiente de
aprendizado mais dinâmico. No entanto, mais atividades são necessárias para lidar com o déficit no
entendimento de frações, e futuras pesquisas podem explorar essa metodologia em diferentes contextos.