MONITORIA ACADÊMICA EM GEOMETRIA PLANA: DIAGNÓSTICO, PRÁTICAS INOVADORAS E APOIO MOTIVACIONAL - 71
Abstract
Este resumo apresenta reflexões baseadas nas experiências vivenciadas durante a Monitoria da disciplina de Fundamento de Geometria Plana, no Instituto de Engenharia do Araguaia - IEA, em Santana do Araguaia - PA. Nesta realidade há algumas problemáticas a serem consideras, as principais são a evasão dos estudantes e a lacuna de aprendizagem no que se refere ao ensino de geometria. Norteado por tais problemáticas, discute-se no decorrer do texto sobre posicionamento e ações que podem contribuir para o exercício de uma monitoria com efetividade das ações. Afinal, já é conhecido que a monitoria acadêmica traz grandes benefícios e por isso, deve-se direcionar tais benefícios para experimentá-los enquanto soluções para problemáticas vivenciadas. Comenta-se ainda que é fundamental que o monitor compreenda que em seu papel, a assistência ofertada muitas vezes deve ir além do auxílio para aprendizagem de conteúdos, abrangendo também certo teor motivacional afim de contribuir para a luta contra os problemas psicológicos vivenciados na vida acadêmica.