Vozes que curam e vozes que narram: o ritual de cura na voz da Rezadeira Nazaré

Main Article Content

Franciel dos Santos Rodrigues
Patricia Cristina de Aragão

Resumo

O presente artigo expõe uma discussão no âmbito da Nova História Cultural, tendo em vista que por meio das novas perspectivas historiográficas que surgem em meados de 1980, o campo de pesquisa do historiador se amplia, ganhando novos objetos de estudos e caminhando entres outros saberes. É nesse sentindo que a pesquisa traz como objeto de estudo uma das tradições vistas como cultura popular, qual segundo Burke (1992) não se trata apenas de uma visão homogenia, mas de uma heterogeneidade cultural que abrange inúmeras tradições, manifestações e representações, dentre elas, o oficio de rezadeira. Tomando como problemática a analise sobre o ritual de cura e abarcando como elas podem circular entre outras tradições, na sua suma, só se tornou perceptível por meios dos depoimentos da senhora benzedeira Nazaré, que atua na cidade de Junco do Seridó,e que por meio de sua entrevista foi possível recolher as questões pertinentes para a pesquisa. Tal depoimento possibilitou uma abordagem ao recorrermos a sua memória e por meio dela compreendermos a dimensão desse ritual, enxergando ele através dos estudos de Thompson (1991) que analisa o ritual como toda e qualquer ação que fazemos cotidianamente, como o ritual da rezadeira no seu todo, que parte de como se dá o seu processo de iniciação que possui uma relação entre o sagrado cristão do catolicismo rústico e tradicional, a sua memorização das orações, seus símbolos e as restrições de seu ritual, como também as doenças e em que tipo de pessoas elas atuam enquanto benzedeira, além dos tipos de orações que elas utilizam. Doravante, é discutido como o ritual de cura circula entre o ritual da igreja católica, haja vista que as orações proclamadas pelas rezadeiras possuem uma forte relação com o catolicismo, além de sua própria simbologia, e por essas senhoras se reconhecerem como rezadeiras e católicas. É essa circularidade cultural introduzida por Ginzburg (1988) que se expõem como algumas tradições conseguem rodear entre outras tradições e permanecerem presentes em ambas as culturas. Para observar tais inquietações tomamos como base um diálogo entre a História oral e a memória abordada por Bósis (1997), a entrevista realizada com Dona Nazaré juntamente com o livro Ciência da Benzedura (1999) de Manoel Quintana, dentre outras obras, possibilitando assim um envolver maior entre a narração da rezadeira e os estudos sobre seu ritual. É nesse caminhar entre a nova História cultural, memória e oralidade que encontramos o lugar da rezadeira que se enquadra no que os estudiosos colocam como popular. Todavia, é nesse popular que as mais diversas manifestações se encontram, com ritos específicos e simbologias únicas como foi observado através da rezadeira Nazaré.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
RODRIGUES, F.; DE ARAGÃO, P. Vozes que curam e vozes que narram: o ritual de cura na voz da Rezadeira Nazaré. Escritas do Tempo, v. 2, n. 4, p. 324-339, 30 jun. 2020.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Patricia Cristina de Aragão, UEPB- Universidade Estadual da Paraíba

Professora Doutora do Departamento de História da Universidade Estadual da Paraíba

Referências

Fontes

Entrevista

Maria Nazaré dos Santos, 66 anos, agricultora aposentada, Rua Balduino Guedes, Junco do Seridó PB.

Cartografia

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sinopse por setores IBGE. Censo 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopsesetores/?nivel=st. Acesso em 11/10/2019.

Bibliografia

ANDRADE, Maristela O. A Religiosidade Brasileira: o pluralismo religioso, a diversidade de crenças e o processo sincrético. João Pessoa: CAOS, 2009.
ALBERTI, Verena. Manual de história Oral. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
BÓSIS, Eclea Memória e Sociedade, Lembranças de velhos. 15. ed. São Paulo: Companhia das letras. 1994.
BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna: Europa, 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
COSTA Joalison de S. As velhas benzedeiras/rezadeiras cacimbenses. TCC Graduação em História, UEPB, 2018.
THOMPSON, Edward Palmer; EICHEMBERG, Rosaura. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. Tradução de Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
GINZBURG, Carlos Os Andarilhos de bem. São Paulo: Companhia das Letras 2010.
MOTT, Luiz. Cotidiano e vivência religiosa: entre a capela e o calundu. In: MELLO E SOUZA, Laura de (org). História da vida privada: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p.155-220.
QUINTANA, Alberto Manuel. A ciência da benzedura: mau-olhado, simpatias e uma pitada de psicanálise. Bauru, SP: EDUSC, 1999.
SALES, Cristiane Maria Pimentel. Rezadeiras: uma fé popular. Ceará: OPSIS, 2007.
THEOTHONIO Andrea C. Rodrigues. Entre ramos de poder: rezadeiras e práticas mágicas na zona rural de Areia- PB. Dissertação (Mestrado em História), Campina Grande, Pós-Graduação em História, UFCG, 2010.
SOUZA, Maria Cristiane Pereira. A palavra e o lugar da cura: história oral. Dissertação (Mestrado em Geografia), Porto Velho, 2008.
TEIXEIRA, Douglas. Um confronto entre Juazeiro, Canudos e Contestado. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.