Discursos étnico-raciais sobre o acesso e permanência na Pós-Graduação
DOI:
https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.257280Palavras-chave:
Universidade. Negros/as. Desigualdades educacionais. Racismo. Trajetórias.Resumo
Este artigo discute trajetórias de estudantes negros no ensino superior/pós-graduação na sociedade brasileira. Este artigo é derivado de tese de doutorado em Psicologia Social defendida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, à luz da teoria das relações étnico-raciais e desigualdades educacionais de autores contemporâneos. No campo metodológico utilizamos a hermenêutica de profundidade, proposta por J. B. Thompson (2011). As análises dos relatos possibilitam reflexões que oferecem elementos que ampliam a discussão sobre o tema das relações étnico-raciais, políticas públicas, família e educação, abrangendo desse modo, as dimensões objetivas, referente à desigualdade social; ética, referente às injustiças sociais; subjetiva, referente ao sofrimento ético-político produzido pela exclusão social.
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