Discursos étnico-raciais sobre o acesso e permanência na Pós-Graduação

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Marcos Antonio Batista da Silva
https://orcid.org/0000-0003-2701-0316

Resumo

Este artigo discute trajetórias de estudantes negros no ensino superior/pós-graduação na sociedade brasileira. Este artigo é derivado de tese de doutorado em Psicologia Social defendida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, à luz da teoria das relações étnico-raciais e desigualdades educacionais de autores contemporâneos. No campo metodológico utilizamos a hermenêutica de profundidade, proposta por J. B. Thompson (2011). As análises dos relatos possibilitam reflexões que oferecem elementos que ampliam a discussão sobre o tema das relações étnico-raciais, políticas públicas, família e educação, abrangendo desse modo, as dimensões objetivas, referente à desigualdade social; ética, referente às injustiças sociais; subjetiva, referente ao sofrimento ético-político produzido pela exclusão social.

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Como Citar
SILVA, M. A. Discursos étnico-raciais sobre o acesso e permanência na Pós-Graduação. Escritas do Tempo, v. 2, n. 6, p. 257-280, 17 dez. 2020.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcos Antonio Batista da Silva, Centro de Estudos Sociais (CES),Universidade de Coimbra

Negro, doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC-SP) com doutorado Sanduíche no Exterior PNPD/CAEPES na Universidade de Coimbra, Portugal. Mestrado em Psicologia Educacional com pesquisa sobre juventude e trabalho. Graduação em Psicologia, com especialização em Educação para as relações étnico-raciais. Tem pesquisa sobre desigualdades educacionais e letramento (estágio pós-doc) com bolsa da CAPES. Atualmente é investigador em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, Portugal, onde integra o Projeto POLITICS The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective struggles. Professor colaborador da Unesp/Araraquara.

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