Discursos étnico-raciais sobre o acesso e permanência na Pós-Graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.257280

Palavras-chave:

Universidade. Negros/as. Desigualdades educacionais. Racismo. Trajetórias.

Resumo

Este artigo discute trajetórias de estudantes negros no ensino superior/pós-graduação na sociedade brasileira. Este artigo é derivado de tese de doutorado em Psicologia Social defendida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, à luz da teoria das relações étnico-raciais e desigualdades educacionais de autores contemporâneos. No campo metodológico utilizamos a hermenêutica de profundidade, proposta por J. B. Thompson (2011). As análises dos relatos possibilitam reflexões que oferecem elementos que ampliam a discussão sobre o tema das relações étnico-raciais, políticas públicas, família e educação, abrangendo desse modo, as dimensões objetivas, referente à desigualdade social; ética, referente às injustiças sociais; subjetiva, referente ao sofrimento ético-político produzido pela exclusão social.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Batista da Silva, Centro de Estudos Sociais (CES),Universidade de Coimbra

Negro, doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC-SP) com doutorado Sanduíche no Exterior PNPD/CAEPES na Universidade de Coimbra, Portugal. Mestrado em Psicologia Educacional com pesquisa sobre juventude e trabalho. Graduação em Psicologia, com especialização em Educação para as relações étnico-raciais. Tem pesquisa sobre desigualdades educacionais e letramento (estágio pós-doc) com bolsa da CAPES. Atualmente é investigador em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, Portugal, onde integra o Projeto POLITICS The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective struggles. Professor colaborador da Unesp/Araraquara.

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

SILVA, . A. B. da. Discursos étnico-raciais sobre o acesso e permanência na Pós-Graduação. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 257–280, 2020. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.257280. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1186. Acesso em: 24 nov. 2024.