Estratégias de ensino e aprendizagem para surdos no Ensino Superior

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Joelaini Martins dos Reis Brasil
https://orcid.org/0000-0003-0214-6989
Taise Gomes dos Santos Cá
https://orcid.org/0000-0003-1249-5082
Silvia Maria de Oliveira Pavão
https://orcid.org/0000-0002-5365-0280

Resumo

O Brasil vem acompanhando uma tendência mundial propondo encaminhamentos e medidas denominadas inclusivas. No que refere ao meio universitário há uma discussão que vem ganhando espaço partindo da necessidade de adequações e inovações para a garantia de uma educação que beneficie todos. O presente artigo constitui-se de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de compreender o fomento metodológico de permanência no Ensino Superior, em especial das estratégias de ensino utilizadas. Constatou-se que mesmo com o acesso à universidade favorecido pela legislação, os fatores da permanência, focalizados nas estratégias de ensino e aprendizagem atuais, precisam ser identificados e melhor utilizados. As estratégias foram descritas como: ação conjunta do TILS, texto didático, momento de acolhimento, acompanhamento com identificação de necessidades específicas de aprendizagem, Atendimento Educacional Especializado (AEE), reconhecimento do potencial de aprendizagem e formação continuada. Em conclusão a inclusão de surdos no Ensino Superior, está na dependência do uso de estratégias de ensino e de aprendizagem combinadas e discutidas entre as partes (professor, aluno e Tradutor Intérprete de Libras).


 


Palavras-Chave: surdez, aprendizagem, Ensino Superior.


 

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Como Citar
DOS REIS BRASIL, J.; DOS SANTOS CÁ, T.; DE OLIVEIRA PAVÃO, S. Estratégias de ensino e aprendizagem para surdos no Ensino Superior. Escritas do Tempo, v. 3, n. 8, p. 263-282, 27 ago. 2021.
Seção
Artigos

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