Estratégias de ensino e aprendizagem para surdos no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v3.i8.2021.263282

Palavras-chave:

surdez, aprendizagem, Ensino Superior.

Resumo

O Brasil vem acompanhando uma tendência mundial propondo encaminhamentos e medidas denominadas inclusivas. No que refere ao meio universitário há uma discussão que vem ganhando espaço partindo da necessidade de adequações e inovações para a garantia de uma educação que beneficie todos. O presente artigo constitui-se de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de compreender o fomento metodológico de permanência no Ensino Superior, em especial das estratégias de ensino utilizadas. Constatou-se que mesmo com o acesso à universidade favorecido pela legislação, os fatores da permanência, focalizados nas estratégias de ensino e aprendizagem atuais, precisam ser identificados e melhor utilizados. As estratégias foram descritas como: ação conjunta do TILS, texto didático, momento de acolhimento, acompanhamento com identificação de necessidades específicas de aprendizagem, Atendimento Educacional Especializado (AEE), reconhecimento do potencial de aprendizagem e formação continuada. Em conclusão a inclusão de surdos no Ensino Superior, está na dependência do uso de estratégias de ensino e de aprendizagem combinadas e discutidas entre as partes (professor, aluno e Tradutor Intérprete de Libras).

 

Palavras-Chave: surdez, aprendizagem, Ensino Superior.

 

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Publicado

2021-08-27

Como Citar

DOS REIS BRASIL, . M.; DOS SANTOS CÁ, . G.; DE OLIVEIRA PAVÃO, . M. Estratégias de ensino e aprendizagem para surdos no Ensino Superior. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 263–282, 2021. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v3.i8.2021.263282. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1305. Acesso em: 4 dez. 2024.