Formação de professores de História: implicações a partir da BNCC e da DCN-BNC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.93117

Palavras-chave:

BNCC; DCN-BNC; Ensino de História; Formação de professores; Desobediência.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (DCN-BNC) na formação de professores de História. Realiza pesquisa documental e bibliográfica. Conclui que as recentes reformas operam um reducionismo na formação docente com sérias implicações que não se limitam à sala de aula. Afirma que a formação de professores de história que, no seu fazer, se recusam a ser meros técnicos perseguidores de melhorias mensuráveis nos indicadores de testes sistêmicos implica assunção da responsabilidade ética da desobediência por parte dos docentes dos cursos de licenciatura em história.

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Biografia do Autor

Renilda Vicenzi, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/ Campus Chapecó

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas, especialização em Desenvolvimento e Integração da América Latina - Unicentro, aperfeiçoamento em História pela UPF e em Arqueologia: Processos Interdisciplinares pela URI. Mestrado em História pela Universidade de Passo Fundo. Doutorado em História pela UNISINOS. É professora Adjunta da UFFS - Campus Chapecó. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, Império e Primeira República, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de trabalho, escravidão e liberdade, migrações e colonização. 

Bruno Antonio Picoli, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/ Campus Chapecó

Professor da Área de Ensino de História no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Tem interesse em Filosofia da Educação e Filosofia e Teoria do Ensino da História, com ênfase nas discussões sobre Educação e Violência, Educação e Democracia, Temas Sensíveis, Diálogo, Educação para a Paz, Ética da Responsabilidade e Contraeducação.

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

VICENZI, .; PICOLI, . A. Formação de professores de História: implicações a partir da BNCC e da DCN-BNC. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 93–117, 2020. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.93117. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1325. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

v.2 n.6 (2020) Dossiê História: ensino, livro didático e formação de professores