Formação de professores de História: implicações a partir da BNCC e da DCN-BNC
DOI:
https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.93117Keywords:
BNCC; DCN-BNC; Ensino de História; Formação de professores; Desobediência.Abstract
O objetivo deste artigo é analisar as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (DCN-BNC) na formação de professores de História. Realiza pesquisa documental e bibliográfica. Conclui que as recentes reformas operam um reducionismo na formação docente com sérias implicações que não se limitam à sala de aula. Afirma que a formação de professores de história que, no seu fazer, se recusam a ser meros técnicos perseguidores de melhorias mensuráveis nos indicadores de testes sistêmicos implica assunção da responsabilidade ética da desobediência por parte dos docentes dos cursos de licenciatura em história.
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