O ensino de História no Brasil e seus pesquisadores: breves notas sobre uma herança de tensões e proposições
DOI:
https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i5.2020.92116Palavras-chave:
Ensino de História, Historiografia, História do Ensino de HistóriaResumo
Neste estudo, faz-se uma revisão dos percursos do Ensino de História como campo e objeto de estudo, buscando construir uma reflexão sobre as heranças legadas por essa trajetória aos pesquisadores e às propostas atuais do campo. Para tal intento, percorre-se um caminho que parte da história do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e do Colégio Pedro II, passa pela inauguração da temática do Ensino de História como objeto de reflexão teórica e culmina em uma breve síntese das presentes frentes investigativas que compõem o campo de pesquisa do Ensino de História no Brasil.
Downloads
Referências
ABUD, Katia Maria. Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era Vargas. Revista Brasileira de História, vol.18, n.36, p.103-114, 1998. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em 10/06/2020.
BANDECCHI, Brasil. História do Brasil. 3. ed. revista. São Paulo: Editôra Didática Irradiante, 1971.
CAIMI, Flávia Eloisa. Tendências e perspectivas do ensino da história: um estudo historiográfico sobre a produção acadêmica e escolar (1980-1998). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 1999a.
________. O livro didático: algumas questões. In: DIEHL, Astor Antônio. (Org.) O livro didático e o currículo de história em transição. Passo Fundo: Ediupf, 1999b. p. 23-109.
________. Conversas e controvérsias: o ensino de história no Brasil (1980-1998). Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2001.
________. Novas conversas e antigas controvérsias: um olhar sobre a historiografia do ensino de história. In: OLIVEIRA; Margarida Maria Dias; CAINELLI, Marlene Rosa; OLIVEIRA, Almir Félix Batista de. (Org.). Ensino de História: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal/RN: Editora da UFRN, 2008. p. 127-135.
________; MISTURA, Letícia. Investigar em Ensino de História: entre fronteiras e limites epistemológicos. In: MONTEIRO, Ana Maria Monteiro; RALEJO, Adriana. (Orgs.). Cartografias da Pesquisa em Ensino de História. 1.ed. Rio de Janeiro: Mauad, v. 1, p. 187-198, 2019.
CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria Auxiliadora (Orgs.). Educação Histórica: teoria e pesquisa. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
CARRETERO, Mario. Documentos de identidade: a construção da memória histórica em um mundo globalizado. Porto Alegre: Artmed, 2010.
CERRI, Luis Fernando. Didática da história: uma geografia do saber histórico nas sociedades. In: NETO; José Miguel Arias. (Org.). Dez Anos de Pesquisas em ensino de História: VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História. 1.ed. Londrina, PR: Atrito Art Editorial, v. 1, p. 136-144, 2005.
CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
COSTA, Aryana Lima; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. O ensino de história como objeto de pesquisa no Brasil: no aniversário de 50 anos da área de pesquisa, notícias do que virá. Sæculum: Revista de História, João Pessoa, v. 16, p. 147-160, jan./jun. 2007. Disponível em: <>. Acesso em: 10/06/2020.
DIEHL, Astor Antônio. A cultura historiográfica brasileira: do IHGB aos anos 1930. Passo Fundo: EDIUPF, 1998.
DORIA, Escragnolle. Memória histórica do Colégio de Pedro Segundo (1837-1937). 2.ed. Brasília: INEP, 1997
EVANGELISTA, Olinda; TRICHES, Jocemara. Ensino de História, Didática de História, Educação Histórica: alguns dados de pesquisa (2000-2005). Educar em Revista, n. Especial, p. 33-55, Curitiba: 2006. Disponível em: < https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/11378/6492>. Acesso em: 10/06/2020.
FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História: diversificação de abordagens. Revista Brasileira de História, v. 9, n. 19, p. 197-209. São Paulo, set. 1989/fev. 1990. Disponível em: <https://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=3885>. Acesso em: 10/06/2020.
FONSECA, Thaís Nívia de Lima e. História & ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
FREITAS, Itamar. A pedagogia da história de Jonathas Serrano para o ensino secundário brasileiro (1913-1935). Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2006. Disponível em: < https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/10556/1/Itamar%20Freitas.pdf>. Acesso em: 10/06/2020.
GARCIA, Rozendo Sampaio; CARONE, Maxim T. História do Brasil: primeiro volume: destinado à 3ª série do curso ginasial. São Paulo: Editôra do Brasil, 1946.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
HOLLANDA, Guy de. Um quarto de século de programas e compêndios de História para o ensino secundário brasileiro (1931-1956). Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, 1957.
LAVILLE, Christian. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 19, n. 38, p. 125-138, 1999. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881999000200006>. Acesso em: 10/06/2020.
LOBO, R. Haddock. História do Brasil. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1967.
LUNA, Sérgio Vasconcelos. Planejamento de pesquisa: uma introdução: elementos para uma análise metodológica. 2. ed. São Paulo: Ed. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009.
MENDES, Murilo. A história no curso secundário: monografia para o concurso da cadeira de Metodologia do Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: Gráfica Paulista/João Bentivegna, 1935.
MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de história: entre história e memória. In: Silva, Gilvan Ventura, Regina Helena Silva e Simões, Sebastião Pimentel Franco (Org.). História e Educação: territórios em convergência. Vitória (ES): GM/PPGHIS/UFES, 2007.
________; PENNA, Fernando de Araujo. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Educação & Realidade, v. 36 n. 1, p. 191-211, jan./abr. 2011. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/15080>. Acesso em: 10/06/2020.
NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História, v. 13, n. 25/26, p. 143-162. São Paulo, set. 1992/ago. 1993. Disponível em: < https://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=30596>. Acesso em: 10/06/2020.
PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. 2. ed. 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
RIBEIRO, João. História do Brasil: curso superior: segundo os programmas do Collegio Pedro II. 13. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1935.
SERRANO, Jonathas. Como se ensina a história. São Paulo: Melhoramentos, 1935.
SILVA, Marcos Antônio; FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História, v. 31, n. 60, p. 13-33, São Paulo, 2010. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/rbh/v30n60/a02v3060.pdf>. Acesso em: 10/06/2020.
TAPAJÓS, Vicente. História do Brasil. 6. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1954.
WEHLING, Arno. A invenção da história: estudos sobre o historicismo. 2.ed. Rio de Janeiro: Gama Filho, 2001.
ZAMBONI, Ernesta. Caminhos percorridos e outros... a descobrir e a percorrer. História & Ensino, Londrina, v. 15, p. 39-50, ago. 2009. Disponível em: < http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/11427>. Acesso em: 10/06/2020.
________. Panorama das pesquisas no ensino de História. Sæculum: Revista de História, n. 6/7, p.105-117, jan./dez. 2000-2001. Disponível em: < https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/834355/mod_resource/content/1/Zamboni%20-%20Saeculum.pdf>. Acesso em: 10/06/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.