O ensino de História no Brasil e seus pesquisadores: breves notas sobre uma herança de tensões e proposições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i5.2020.92116

Palavras-chave:

Ensino de História, Historiografia, História do Ensino de História

Resumo

Neste estudo, faz-se uma revisão dos percursos do Ensino de História como campo e objeto de estudo, buscando construir uma reflexão sobre as heranças legadas por essa trajetória aos pesquisadores e às propostas atuais do campo. Para tal intento, percorre-se um caminho que parte da história do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e do Colégio Pedro II, passa pela inauguração da temática do Ensino de História como objeto de reflexão teórica e culmina em uma breve síntese das presentes frentes investigativas que compõem o campo de pesquisa do Ensino de História no Brasil.

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Biografia do Autor

Letícia Mistura, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em História (Licenciatura Plena) pela Universidade de Passo Fundo (UPF - Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, 2015). Foi bolsista PIBIC/UPF, atuando em projeto intitulado Historiografia, Ensino e Aprendizagem histórica, vinculado à Faculdade de Educação (FAED/UPF). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação (GESPE) e do Grupo Oficinas de História (Rio de Janeiro). 

Flávia Eloisa Caimi, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1986), especialização em Supervisão Escolar (1990) e em História Regional (1997) pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Realizou estágio pós-doutoral na Flacso/Argentina, com auxílio CAPES (2014). É professora titular da Universidade de Passo Fundo, atuando nos Curso de História e Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, com experiência nas áreas de História e Educação, especialmente nos seguintes temas: ensino de história, aprendizagem, formação de professores, saberes escolares. Desenvolve os projetos de pesquisa intitulados (1) Ensino de História, Aprendizagem e Formação Docente, (2) Aprender e ensinar na contemporaneidade: desafios da/na escola e (3) Interações discursivas em sala de aula: a produção do conhecimento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Fundamental. Tem experiência na avaliação institucional de livros didáticos de História, pelo Programa Nacional do Livro Didático. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação-Gespe, membro do Grupo Oficinas de História (Rio de Janeiro) e integrante do Projeto Residente: Jovens (Universidade Estadual de Ponta Grossa). 

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

MISTURA, .; CAIMI, . E. O ensino de História no Brasil e seus pesquisadores: breves notas sobre uma herança de tensões e proposições. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 92–116, 2020. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v2.i5.2020.92116. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1335. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

v. 2 n. 5 (2020) Dossiê: Ensino de História, livro didático e formação docente