Livros didáticos e formação de professores: questões para o Ensino de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.1135

Palavras-chave:

Livro Didático de História; Formação de Professores; Professor de História; Professor Generalista; Ensino de História.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo examinar (investigar, caracterizar e compreender) as relações entretidas no Brasil entre Livro didático o livro didático de História e a formação profissional de docentes, tanto a formação do profissional de História, responsável pelo ensino da História aos alunos do Ensino Fundamental II e Médio, quanto a formação do chamado professor generalista (em sua grande maioria pedagogos) responsáveis pelo ensino da História aos alunos do Ensino Fundamental I. Refletir sobre a importância desse material na formação dos alunos e discutir a necessidade de uma maior exploração do livro didático na formação inicial de professores.

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Biografia do Autor

Almir Félix Batista de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/PPGTUR

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1996), especialização em Gestão da Qualidade & Produtividade também pela UFPB (1996), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, memória, história e cultura, história da arte, museologia, ensino de história e livros didáticos. Tem experiência também na área de Turismo e sua relação com a apresentação/preservação/manutenção do patrimônio cultural. Possui livros e artigos publicados discutindo a temática do patrimônio cultural, as politicas públicas de preservação do patrimônio e do livro didático, a educação patrimonial, o turismo, entre outros, Atualmente desenvolve Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN, onde tem ministrado disciplinas, realizado pesquisas e co-orientado trabalhos de mestrado e doutorado. Colaborou e tem colaborado na implementação de memoriais no RN, como o Memorial do Ministério Público do Estado e o do Programa Nacional do Livro Didático (Memorial do PNLD) e na organização de arquivos como o do Ministério Público do Estado do RN e da Arquidiocese de Natal. E-mail: almirfbo@yahoo.com.br.

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

OLIVEIRA, . F. B. de. Livros didáticos e formação de professores: questões para o Ensino de História. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 11–35, 2020. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.1135. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1355. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

v.2 n.6 (2020) Dossiê História: ensino, livro didático e formação de professores