Livros didáticos e formação de professores: questões para o Ensino de História

Main Article Content

Almir Félix Batista de Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-8570-9179

Resumo

O presente artigo tem por objetivo examinar (investigar, caracterizar e compreender) as relações entretidas no Brasil entre Livro didático o livro didático de História e a formação profissional de docentes, tanto a formação do profissional de História, responsável pelo ensino da História aos alunos do Ensino Fundamental II e Médio, quanto a formação do chamado professor generalista (em sua grande maioria pedagogos) responsáveis pelo ensino da História aos alunos do Ensino Fundamental I. Refletir sobre a importância desse material na formação dos alunos e discutir a necessidade de uma maior exploração do livro didático na formação inicial de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
OLIVEIRA, A. F. Livros didáticos e formação de professores: questões para o Ensino de História. Escritas do Tempo, v. 2, n. 6, p. 11-35, 17 dez. 2020.
Seção
v.2 n.6 (2020) Dossiê História: ensino, livro didático e formação de professores
Biografia do Autor

Almir Félix Batista de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/PPGTUR

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1996), especialização em Gestão da Qualidade & Produtividade também pela UFPB (1996), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, memória, história e cultura, história da arte, museologia, ensino de história e livros didáticos. Tem experiência também na área de Turismo e sua relação com a apresentação/preservação/manutenção do patrimônio cultural. Possui livros e artigos publicados discutindo a temática do patrimônio cultural, as politicas públicas de preservação do patrimônio e do livro didático, a educação patrimonial, o turismo, entre outros, Atualmente desenvolve Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN, onde tem ministrado disciplinas, realizado pesquisas e co-orientado trabalhos de mestrado e doutorado. Colaborou e tem colaborado na implementação de memoriais no RN, como o Memorial do Ministério Público do Estado e o do Programa Nacional do Livro Didático (Memorial do PNLD) e na organização de arquivos como o do Ministério Público do Estado do RN e da Arquidiocese de Natal. E-mail: almirfbo@yahoo.com.br.

Referências

APPLE, Michael. Manuais Escolares e Trabalho Docente: uma economia política de relações de classe e de gênero na Educação. Lisboa: Didática, 2002.
CAINELLI, Marlene. O que se ensina e o que se aprende em História. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Coord.). História: ensino fundamental (Coleção Explorando o Ensino – V. 21). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010
Para mais informações consultar: CAINELLI, Marlene. A escrita da História e os conteúdos ensinados na disciplina de História no Ensino Fundamental. In: Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 26, n. 51, p. 163-184, jan./jun. 2012. Disponível em . Acesso em: 20 set. 2015.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. Mercado do Livro Didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
CRUZ, S. P. da S. Concepções de polivalência e professor polivalente: uma análise histórico‐legal. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS, 9, 2012. João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2012.
FRANCO, Aléxia Pádua. Apropriação docente dos livros didáticos de História das séries iniciais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009
FREITAS, Itamar de. Livro didático de História: definições, representações e prescrições de uso. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; OLIVEIRA, Almir Félix Batista de (Org.). Livros didáticos de História: escolhas e utilizações. Natal: EDUFRN, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002
LIMA, Marta Margarida de Andrade. As tessituras da História ensinada nos anos iniciais: pelos fios da experiência e dos saberes docentes (Garanhuns-Pernambuco). Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013
MONTEIRO, Ana Maria. A prática de ensino e a produção de saberes na escola. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002
OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. O Direito ao Passado – Uma Discussão Necessária à Formação do Profissional de História. Aracaju: Editora UFS, 2011.
OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; FREITAS, Itamar. Formação do Profissional de História na Contemporaneidade. Mouseion. Canoas: UnilaSalle, 2014, 109-125. P. 114.
PRATS, Joaquín. Ensinar História no contexto das Ciências Sociais: princípios básicos. Educar. (Especial). Curitiba: Editora da UFPR, 2006.
TALAMINI, Jaqueline Lesinhovski. O Uso do Livro Didático de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais. 2009. Dissertação (Mestre em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2009
UFRJ. Regimento Geral do PROFHISTÓRIA. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014, p.01