Passado, presente e futuro dos livros didáticos de História frente a uma BNCC sem futuro.
Palavras-chave:
ensino de História, BNCC, LIVROS DIDÁTICOS
Resumo
Nosso objetivo com esse texto é refletir - à luz das pulsões do cenário particular em que vivemos, marcado por importantes retrocessos no caminho de construção democrática da sociedade brasileira – sobre as conexões entre a política para os livros didáticos de História e as proposições curriculares constituídas na esteira das formulações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Partimos da compreensão de que tanto a formulação de documentos curriculares quanto o desenho de livros didáticos envolvem territórios em disputa e batalhas narrativas, sendo que a análise do tempo presente se impõe, de modo particular, para compreendermos o que se desponta no cenário da política educacional em suas interfaces diretas com o ensino de História.Downloads
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Referências
MIRANDA, Sonia Regina e ALMEIDA, Fabiana Rodrigues de
Publicado
2020-10-30
Visualizações
- Artigo 194
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Como Citar
Miranda, S., & Almeida, F. (2020). Passado, presente e futuro dos livros didáticos de História frente a uma BNCC sem futuro. Escritas Do Tempo, 2(5), 10-38. https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i5.2020.1038
Seção
v. 2 n. 5 (2020) Dossiê: Ensino de História, livro didático e formação docente
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