Passado, presente e futuro dos livros didáticos de História frente a uma BNCC sem futuro.

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Sonia Regina Miranda
https://orcid.org/0000-0002-5865-3421
Fabiana Rodrigues de Almeida
https://orcid.org/0000-0002-2967-6704

Resumo

Nosso objetivo com esse texto é refletir - à luz das pulsões do cenário particular em que vivemos, marcado por importantes retrocessos no caminho de construção democrática da sociedade brasileira – sobre as conexões entre a política para os livros didáticos de História e as proposições curriculares constituídas na esteira das formulações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Partimos da compreensão de que tanto a formulação de documentos curriculares quanto o desenho de livros didáticos envolvem territórios em disputa e batalhas narrativas, sendo que a análise do tempo presente se impõe, de modo particular, para compreendermos o que se desponta no cenário da política educacional em suas interfaces diretas com o ensino de História.

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Como Citar
MIRANDA, S.; ALMEIDA, F. Passado, presente e futuro dos livros didáticos de História frente a uma BNCC sem futuro. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 10-38, 30 out. 2020.
Seção
v. 2 n. 5 (2020) Dossiê: Ensino de História, livro didático e formação docente
Biografia do Autor

Sonia Regina Miranda, Universidade Federal de Juiz de Fora

A pesquisadora possui Graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985), Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) sob a supervisão da profa. Dra. Ernesta Zamboni e Pós-Doutorado em Didática das Ciências Sociais pela Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha - 2012,), sob a supervisão do prof. Dr. Joan Pagès. Atualmente é professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Fabiana Rodrigues de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Atualmente é doutoranda em Educação pelo PPGE UFJF, pesquisadora colaboradora da Universidade Federal de Juiz de Fora e docente ebtt - Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. , atuando principalmente nos seguintes temas: memória, ensino de história, livros didáticos, história e saberes docentes.

Referências

Fontes:
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Versão 1. Brasília: Ministério da Educação, 2015.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. 2º Versão Revisada. Brasília: Ministério da Educação, 2016.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular: educação é base. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular: educação é base. Brasília: Ministério da Educação, dezembro de 2017.
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BRASIL, Guia de livros didáticos: PNLD 2005: História – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2004.
BRASIL, Guia de livros didáticos: PNLD 2011: História – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
BRASIL, Guia de livros didáticos: PNLD 2014: História – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013.
BRASIL, Guia de livros didáticos: PNLD 2017: História – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2016.
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