Passado, presente e futuro dos livros didáticos de História frente a uma BNCC sem futuro.
DOI:
https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i5.2020.1038Palavras-chave:
ensino de História, BNCC, LIVROS DIDÁTICOSResumo
Nosso objetivo com esse texto é refletir - à luz das pulsões do cenário particular em que vivemos, marcado por importantes retrocessos no caminho de construção democrática da sociedade brasileira – sobre as conexões entre a política para os livros didáticos de História e as proposições curriculares constituídas na esteira das formulações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Partimos da compreensão de que tanto a formulação de documentos curriculares quanto o desenho de livros didáticos envolvem territórios em disputa e batalhas narrativas, sendo que a análise do tempo presente se impõe, de modo particular, para compreendermos o que se desponta no cenário da política educacional em suas interfaces diretas com o ensino de História.
Downloads
Referências
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Versão 1. Brasília: Ministério da Educação, 2015.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. 2º Versão Revisada. Brasília: Ministério da Educação, 2016.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular: educação é base. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular: educação é base. Brasília: Ministério da Educação, dezembro de 2017.
BRASIL, Decreto Presidencial 7084 de janeiro de 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7084.htm
BRASIL, Decreto Presidencial 9099 de julho de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9099.htm
BRASIL, Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas a serem incluídas no guia de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental - PNLD/2008. Brasília: Ministério da Educação, 2005.
BRASIL, Edital de convocação nº 02/2020 – CGPLI edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e pedagógicas para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD 2022, Brasília: Ministério da Educação, 2020.
BRASIL, Guia de livros didáticos: PNLD 2005: História – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2004.
BRASIL, Guia de livros didáticos: PNLD 2011: História – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
BRASIL, Guia de livros didáticos: PNLD 2014: História – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013.
BRASIL, Guia de livros didáticos: PNLD 2017: História – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2016.
BRASIL, Plano Decenal de Educação para todos. Brasília, Ministério da Educação, 1993.
BRASIL, Plano Nacional de Educação 2014-2024. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, Ministério da Educação: Centro de Documentação e Informação. Coordenação Edições Câmara, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.