Passado, presente e futuro dos livros didáticos de História frente a uma BNCC sem futuro.

Palavras-chave: ensino de História, BNCC, LIVROS DIDÁTICOS

Resumo

Nosso objetivo com esse texto é refletir - à luz das pulsões do cenário particular em que vivemos, marcado por importantes retrocessos no caminho de construção democrática da sociedade brasileira – sobre as conexões entre a política para os livros didáticos de História e as proposições curriculares constituídas na esteira das formulações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Partimos da compreensão de que tanto a formulação de documentos curriculares quanto o desenho de livros didáticos envolvem territórios em disputa e batalhas narrativas, sendo que a análise do tempo presente se impõe, de modo particular, para compreendermos o que se desponta no cenário da política educacional em suas interfaces diretas com o ensino de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Regina Miranda, UFJF
A pesquisadora possui Graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985), Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) sob a supervisão da profa. Dra. Ernesta Zamboni e Pós-Doutorado em Didática das Ciências Sociais pela Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha - 2012,), sob a supervisão do prof. Dr. Joan Pagès. Atualmente é professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação orientando trabalhos em nível de Mestrado e Doutorado. Pesquisa temáticas relativas ao ensino de história, formação de professores, saberes escolares e práticas sociais de Memória.  Dentre suas produções mais relevantes destacam-se os livros Sob o Signo da Memória (UNESP), Cidade, Memória e Educação (UFJF), Patrimônio no Plural (Editora Fino Traço) e a CAIXA DIDÁTICA CIDADE PARA PROFESSORES (Funalfa)
Fabiana Rodrigues de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Atualmente é doutoranda em Educação pelo PPGE UFJF, pesquisadora colaboradora da Universidade Federal de Juiz de Fora e docente ebtt - Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. , atuando principalmente nos seguintes temas: memória, ensino de história, livros didáticos, história e saberes docentes.

Referências

MIRANDA, Sonia Regina e ALMEIDA, Fabiana Rodrigues de
Publicado
2020-10-30
Visualizações
  • Artigo 83
  • PDF 79
Como Citar
Miranda, S., & Almeida, F. (2020). Passado, presente e futuro dos livros didáticos de História frente a uma BNCC sem futuro. Escritas Do Tempo, 2(5), 10-38. https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i5.2020.1038
Seção
v. 2 n. 5 (2020) Dossiê: Ensino de História, livro didático e formação docente