Passado, presente e futuro dos livros didáticos de História frente a uma BNCC sem futuro.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i5.2020.1038

Keywords:

ensino de História, BNCC, LIVROS DIDÁTICOS

Abstract

Nosso objetivo com esse texto é refletir - à luz das pulsões do cenário particular em que vivemos, marcado por importantes retrocessos no caminho de construção democrática da sociedade brasileira – sobre as conexões entre a política para os livros didáticos de História e as proposições curriculares constituídas na esteira das formulações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Partimos da compreensão de que tanto a formulação de documentos curriculares quanto o desenho de livros didáticos envolvem territórios em disputa e batalhas narrativas, sendo que a análise do tempo presente se impõe, de modo particular, para compreendermos o que se desponta no cenário da política educacional em suas interfaces diretas com o ensino de História.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sonia Regina Miranda, Universidade Federal de Juiz de Fora

A pesquisadora possui Graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985), Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) sob a supervisão da profa. Dra. Ernesta Zamboni e Pós-Doutorado em Didática das Ciências Sociais pela Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha - 2012,), sob a supervisão do prof. Dr. Joan Pagès. Atualmente é professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Fabiana Rodrigues de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Atualmente é doutoranda em Educação pelo PPGE UFJF, pesquisadora colaboradora da Universidade Federal de Juiz de Fora e docente ebtt - Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. , atuando principalmente nos seguintes temas: memória, ensino de história, livros didáticos, história e saberes docentes.

References

Fontes:
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Versão 1. Brasília: Ministério da Educação, 2015.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. 2º Versão Revisada. Brasília: Ministério da Educação, 2016.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular: educação é base. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular: educação é base. Brasília: Ministério da Educação, dezembro de 2017.
BRASIL, Decreto Presidencial 7084 de janeiro de 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7084.htm
BRASIL, Decreto Presidencial 9099 de julho de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9099.htm
BRASIL, Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas a serem incluídas no guia de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental - PNLD/2008. Brasília: Ministério da Educação, 2005.
BRASIL, Edital de convocação nº 02/2020 – CGPLI edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e pedagógicas para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD 2022, Brasília: Ministério da Educação, 2020.
BRASIL, Guia de livros didáticos: PNLD 2005: História – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2004.
BRASIL, Guia de livros didáticos: PNLD 2011: História – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
BRASIL, Guia de livros didáticos: PNLD 2014: História – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013.
BRASIL, Guia de livros didáticos: PNLD 2017: História – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2016.
BRASIL, Plano Decenal de Educação para todos. Brasília, Ministério da Educação, 1993.
BRASIL, Plano Nacional de Educação 2014-2024. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, Ministério da Educação: Centro de Documentação e Informação. Coordenação Edições Câmara, 2014.

Published

2020-10-30

How to Cite

MIRANDA, . R.; ALMEIDA, . R. de. Passado, presente e futuro dos livros didáticos de História frente a uma BNCC sem futuro. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 10–38, 2020. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v2.i5.2020.1038. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1364. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

v. 2 n. 5 (2020) Dossiê: Ensino de História, livro didático e formação docente