O sabá oculto em "A orgia dos duendes" e a bruxa como o Outro

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Fernando de Sá Oliveira Júnior
https://orcid.org/0000-0002-2286-3320
Raquel de Fátima Parmegiani
https://orcid.org/0000-0001-9869-4503

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o poema A orgia dos duendes (1865), de Bernardo Guimarães (1825-1884), evidenciando uma compilação do épico, dramático e o lírico, gestando o que alguns nomeiam de Gótico. O enredo do poema resgata o imaginário do Sabá europeu, tendo em vista que o personagem da bruxa é tema de vários textos da literatura norte-americana, e neste poema a tradição luso-brasileira se torna um compósito com o Novo Mundo. Nesse sentido, relacionamos o poema as discussões estabelecidas pela historiadora Laura de Mello e Souza em O diabo e a Terra de Santa Cruz (1986) e Inferno Atlântico (1993), ponderando a harmonização das tradições europeias e brasileiras, analisando as diversas tradições culturais e através de uma documentação multifacetada, reelaborando níveis culturais e no cruzamento de concepções e discursos, elaborou-se um modelo de feitiçaria colonial.


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Como Citar
OLIVEIRA JÚNIOR, F.; PARMEGIANI, R. O sabá oculto em "A orgia dos duendes" e a bruxa como o Outro. Escritas do Tempo, v. 3, n. 9, p. 71-84, 30 dez. 2021.
Seção
v. 3 n. 8 (2021) Dossiê: Inquisição, 200 anos depois do seu fim
Biografia do Autor

Fernando de Sá Oliveira Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em Historia, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Campus A.C. Simões. Possui Licenciatura plena em História pela Universidade Federal de Alagoas/Campus do Sertão (2019). Cursou um semestre através de mobilidade acadêmica (Bolsa Santander) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2018. 

Raquel de Fátima Parmegiani, Universidade Federal de Alagoas

É doutora (2004 – 2008) e mestre (2000 – 2002) em História Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) — campus de Assis e cursou Licenciatura em História (1995 – 1998) na mesma instituição. É professora Associada II no curso de História da Universidade Federal de Alagoas, onde leciona as disciplinas de História Antiga e Medieval. Atualmente dedica-se a pesquisar os seguintes temas: história do cristianismo na Hispânia (Alta Idade Média), história da leitura na Alta Idade Média, recepção de textos bíblicos na escrita e na cultura visual na Alta Idade Média, Ensino de Idade Média no Brasil. Líder do Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo- Vivarium/UFAL.

Referências

Fonte:
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Bibliografia:
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