Narrativas de mulheres sobre o passado da América: da exclusão histórica ao protagonismo ficcional

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Amanda Maria Elsner Matheus
https://orcid.org/0000-0001-8534-8505
Gilmei Francisco Fleck
https://orcid.org/0000-0002-4228-2566
Tatiane Cristina Becher
https://orcid.org/0000-0002-3643-0446

Resumo

A escrita da história, por séculos, foi reduto masculino, ocupado por privilegiados homens que tiveram acesso à instrução. Esses eram contratados pelo poder para registrar os eventos de cada reinado. Assim se deu na América, cujo passado foi escrito pelos conquistadores a serviço dos monarcas a quem serviam como cronistas. Tal configuração unilateral da história da América tem levado muitos romancistas americanos a revisitar o passado e a reescrever episódios marcantes de cada nação sob diferentes perspectivas. Essa releitura da história pela ficção é ainda mais significativa quando feita por uma das parcelas excluídas dos discursos oficiais, como é o caso das mulheres. Neste texto, verificamos como a escrita híbrida contemporânea de autoria feminina tem se ocupado do passado americano, conferindo-lhe inusitadas visões, múltiplas perspectivas e inquietantes possibilidades de leituras.

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Como Citar
ELSNER MATHEUS, A.; FLECK, G.; BECHER, T. Narrativas de mulheres sobre o passado da América: da exclusão histórica ao protagonismo ficcional. Escritas do Tempo, v. 3, n. 8, p. 244-262, 27 ago. 2021.
Seção
v. 3 n. 8 (2021) Dossiê: História e Literatura: aproximações e diferenças
Biografia do Autor

Amanda Maria Elsner Matheus, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Letras, na área de Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2021). Pós-Graduada em História e Cultura Brasileira e Africana, Gestão Escolar e Educação Especial Inclusiva, pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira - FETREMIS. Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009). Atualmente é professora concursada do estado do Paraná e ministra aulas de Língua Portuguesa e Espanhola no Colégio Estadual Princesa Isabel. Integrante do Grupo de Pesquisa "Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização", coordenado pelo prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck (UNIOESTE), vinculado ao Programa de Ensino de Literatura e Cultura (PELCA) - PROEX/UNIOESTE - Campus Cascavel.

Gilmei Francisco Fleck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui Pós-doutorado (2015) em Literatura Comparada e Tradução, pela Universidade de Vigo-UVigo-Espanha, com Bolsa da CAPES; Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Letras, pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/ Assis. Atualmente, é Professor de Literaturas Hispânicas e Cultura Hispânica na graduação em Letras da Unioeste, campus de Cascavel-PR. Atua também no Programa de Pós-Graduação acadêmico em Letras da instituição, na área de Literatura Comparada e Tradução, e no Programa de Pós-Graduação "Mestrado Profissional-Profletras", na área de Literatura Infantil e Juvenil. 

Tatiane Cristina Becher, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Bolsista da CAPES/CNPq. Integrante do grupo de pesquisa "Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização", coordenado pelo professor Gilmei Francisco Fleck. Mestre em Letras (Unioeste). Licenciada em Letras - Português/Inglês e suas respectivas literaturas (Unioeste). Bacharel em Administração (Unioeste). 

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