Narrativas de mulheres sobre o passado da América: da exclusão histórica ao protagonismo ficcional

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v3.i8.2021.244262

Keywords:

Ressignificações do passado; narrativas de autoria feminina; romance histórico; personagens femininas; “descobrimento”, conquista e colonização da América.

Abstract

A escrita da história, por séculos, foi reduto masculino, ocupado por privilegiados homens que tiveram acesso à instrução. Esses eram contratados pelo poder para registrar os eventos de cada reinado. Assim se deu na América, cujo passado foi escrito pelos conquistadores a serviço dos monarcas a quem serviam como cronistas. Tal configuração unilateral da história da América tem levado muitos romancistas americanos a revisitar o passado e a reescrever episódios marcantes de cada nação sob diferentes perspectivas. Essa releitura da história pela ficção é ainda mais significativa quando feita por uma das parcelas excluídas dos discursos oficiais, como é o caso das mulheres. Neste texto, verificamos como a escrita híbrida contemporânea de autoria feminina tem se ocupado do passado americano, conferindo-lhe inusitadas visões, múltiplas perspectivas e inquietantes possibilidades de leituras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Amanda Maria Elsner Matheus, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Letras, na área de Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2021). Pós-Graduada em História e Cultura Brasileira e Africana, Gestão Escolar e Educação Especial Inclusiva, pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira - FETREMIS. Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009). Atualmente é professora concursada do estado do Paraná e ministra aulas de Língua Portuguesa e Espanhola no Colégio Estadual Princesa Isabel. Integrante do Grupo de Pesquisa "Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização", coordenado pelo prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck (UNIOESTE), vinculado ao Programa de Ensino de Literatura e Cultura (PELCA) - PROEX/UNIOESTE - Campus Cascavel.

Gilmei Francisco Fleck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui Pós-doutorado (2015) em Literatura Comparada e Tradução, pela Universidade de Vigo-UVigo-Espanha, com Bolsa da CAPES; Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Letras, pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/ Assis. Atualmente, é Professor de Literaturas Hispânicas e Cultura Hispânica na graduação em Letras da Unioeste, campus de Cascavel-PR. Atua também no Programa de Pós-Graduação acadêmico em Letras da instituição, na área de Literatura Comparada e Tradução, e no Programa de Pós-Graduação "Mestrado Profissional-Profletras", na área de Literatura Infantil e Juvenil. 

Tatiane Cristina Becher, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Bolsista da CAPES/CNPq. Integrante do grupo de pesquisa "Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização", coordenado pelo professor Gilmei Francisco Fleck. Mestre em Letras (Unioeste). Licenciada em Letras - Português/Inglês e suas respectivas literaturas (Unioeste). Bacharel em Administração (Unioeste). 

References

ALLENDE, I. Inés del alma mía. Buenos Aires: Debolsillo, 2008.
CUNHA, G. (Ed.). La narrativa histórica de escritoras latinoamericanas. Buenos Aires: Corregidor, 2004.
DANTICAT, E. Anacaona: Golden Flower, Haiti 1490. New York: Scholastic Inc., 2005.
DiPERNA, P. The discoveries of Mrs. Christopher Columbus: his wife’s version. New York: The permanent Press, 1994.
GUERRA, L. Mujer y escritura: fundamentos teóricos de la crítica feminista. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2007.
FERNÁNDEZ ÁLVAREZ, M. Casadas, monjas, rameras, y brujas: La olvidada historia de la mujer española en el renacimiento. Madrid: Espasa Calpe, 2002.
FERNÁNDEZ PRIETO, C. Historia y novela: poética de la novela histórica. 2. ed. Barañáin: EUNSA, 2003.
FLECK, G. F. O romance histórico contemporâneo de mediação: entre a tradição e o desconstrucionismo – releituras críticas da história pela ficção. Curitiba: CRV, 2017.
MADARIAGA, S. de. Vida del muy magnífico Señor Cristóbal Colón. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1947.
MANSILLA, E. Lucía Miranda (1860). (Ed. María Rosa Lojo). Madrid: Iberoamericana, 2007.
MENENDÉZ PELAYO, M. Estudios sobre el teatro de Lope de Vega. In: GONZÁLEZ PALENCIA, A. (Dir.). Edición nacional de las obras completas de Menéndez Pelayo. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 1949.
MIRANDA, A. Desmundo. São Paulo: Companhia das letras, 1996.
MUÑEZ PUELLES, V. Anacaona. Barcelona: Tusquets, 1981.
PASTOR, B. Discurso narrativo de la conquista de América. Havana: Casa de las Américas, 1983.
PINILLA, L. D. B. Anacaona y las tormentas. Fondo de cultura económico: México, 1994.
PIQUERAS, P. Colón a los ojos de Beatriz. Barcelona: Ediciones Martínez Roca, 2000.
ROA BASTOS, A. Vigilia del Almirante. Asunción: RP Ediciones, 1992.
WASSERMANN, J. Cristóbal Colón: el Quijote del Océano. Trad. Eugenio Asensio. Madrid: Ulises, 1930.

Published

2021-08-27

How to Cite

ELSNER MATHEUS, . M.; FLECK, . F.; BECHER, . C. Narrativas de mulheres sobre o passado da América: da exclusão histórica ao protagonismo ficcional. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 244–262, 2021. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v3.i8.2021.244262. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1633. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

v. 3 n. 8 (2021) Dossiê: História e Literatura: aproximações e diferenças