"O passado existe como ontologia [...] A História pulsa na Literatura”: entrevista com Sidney Chalhoub

Main Article Content

André Carlos Furtado
https://orcid.org/0000-0001-9240-2557
Anna Coelho
https://orcid.org/0000-0002-8749-5450

Resumo

Entrevista realizada com o professor Sdney Chalhoub (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP / Harvard University - Estados Unidos) no dia 07 de maio de 2021. Trata-se de uma atividade que foi desenvolvida no âmbito do laboratório História, Memória e Natureza na Amazônia (HiMeNA), grupo de pesquisa coordenado pela professora Anna Coelho na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), em parceria com o Centro de Estudos em Teorias da História e Historiografias (CETHAS), liderado pelo professor André Furtado na mesma instituição. Especialmente dedicada à pauta do dossiê "História e Literatura: aproximações e diferenças", a conversa abordou, sobretudo, as seguintes áreas e temas de pesquisa: História do Brasil no século XIX, abolição, escravidão, romances, contos, José de Alencar e Machado de Assis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
FURTADO, A.; COELHO, A. "O passado existe como ontologia [...] A História pulsa na Literatura”: entrevista com Sidney Chalhoub. Escritas do Tempo, v. 3, n. 8, p. 283-305, 27 ago. 2021.
Seção
Entrevistas
Biografia do Autor

André Carlos Furtado, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

É Professor do Curso de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF), título obtido na condição de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com estágio doutoral, sob a direção de Jean Hébrard, junto à École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS / Paris), por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Igualmente pelo PPGH-UFF, e com bolsa da CAPES, concluiu o Mestrado (2012-2014). 

Anna Coelho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutora em História pela Universidade Federal do Pará (2015). Professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará vinculada ao curso de História (IETU), ao Programa de Pós-graduação em História (PPGHIST) e ao Programa de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória).

Referências

Não se aplica.