Apresentação do Dossiê Temático "História e Literatura: aproximações e diferenças"

Palavras-chave: História, Literatura

Resumo

No trecho em epígrafe do poema intitulado The village (1783), de autoria do inglês George Crabbe (1754-1832), descortina-se um contraste, segundo os especialistas e seus intérpretes, entre as formas de representação de uma narrativa bucólica da Antiguidade, do Neoclassismo e de sua própria escrita, pois “Tal como manda a verdade”, diz a passagem – conforme a nossa tradução livre – “eu retrato os campos e não como cantam os bardos em seus cantos”. Ou seja, para o poeta, de certa forma seu texto figura como alegoria de um determinado tempo e espaço, de acordo com os estudos de Raymond Williams (1921-1988) sobre as literaturas do campo e da cidade, quase antecipando, portanto, algumas das premissas básicas que, posteriormente àquele século, seriam firmadas e, hoje, acham-se ainda perenes junto ao ofício de historiador(a). Assim, o presente Dossiê, na trilha do poema setecentista, propõe-se a refletir sobre as possibilidades do estabelecimento de laços entre a História e a Literatura, atento às suas aproximações e diferenças que emergem, paulatinamente, seja à boca pequena ou com mais estardalhaço, feito porta-vozes de cada época, dando a ler ao mundo as suas conexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Furtado, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF, com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS, e professor da UNIFESSPA).
Anna Coelho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Doutora em História pela Universidade Federal do Pará – UFPA e professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA).

Referências

Não se aplica
Publicado
2021-08-27
Visualizações
  • Artigo 71
  • PDF 55
Como Citar
Furtado, A., & Coelho, A. (2021). Apresentação do Dossiê Temático "História e Literatura: aproximações e diferenças". Escritas Do Tempo, 3(8), 04-08. https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v3.i8.2021.0408