O humanismo Freireano: a presença de Jacques Maritain

Main Article Content

Renilson Rosa Ribeiro
https://orcid.org/0000-0002-2809-1376
Emerson de Arruda
https://orcid.org/0000-0001-6082-1212
João Clemente de Souza Neto
https://orcid.org/0000-0003-3348-8316

Resumo

Neste artigo é analisada a presença do pensamento filosófico de Jacques Maritain como uma das matrizes epistemológicas que estruturam o pensamento educacional de Paulo Freire na construção do seu ideal pedagógico. Tal perspectiva nos conduz ao exame paradigmático do humanismo integral como uma categoria importante ou essencial na compreensão da natureza ontológica do ser humano. Esse modelo hermenêutico maritainiano aplicado a definição da identidade do indivíduo, nos dá condições de perceber a presença de um elemento metafísico de natureza transcendental regendo um modelo educação que considera a dignidade humana e o engajamento político como bases norteadoras na construção da educação como prática da liberdade. O texto em questão não tem como propósito fazer uma análise de todas as correntes filosóficas que constituem o humanismo em Freire, mas, estabelece uma reflexão teórica de caráter introdutório, a partir da abordagem bibliográfica, quanto a presença da filosofia de Maritain na pedagogia freireana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
RIBEIRO, R.; ARRUDA, E. DE; SOUZA NETO, J. O humanismo Freireano: a presença de Jacques Maritain. Escritas do Tempo, v. 5, n. 13, p. 116-129, 3 fev. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renilson Rosa Ribeiro, UFMT

Doutor em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio pós-doutoral em Educação pela Universidade de São Paulo (Usp). Professor associado do Departamento de História, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Emerson de Arruda, Unidade de Rondonópolis

Doutor em História pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com pós-doutorado e doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Professor dos cursos de Direito, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Agronomia pela UNIFASIPE – Unidade de Rondonópolis, e em Filosofia e Sociologia no Centro Integrado de Ensino (CIE).

João Clemente de Souza Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Ciências Sociais, e pós-doutorado (2005) em Sociologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC_SP). É professor adjunto, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura e no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (Socius - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa), do Grupo de Pedagogia Social da Universidade de São Paulo (Usp) e líder do Grupo de Pedagogia Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Os cristãos e a libertação dos oprimidos. Porto: Edições Base, 1978.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. Tese do concurso de História e Filosofia da Educação na Escola Belas Artes de Pernambuco. Recife, 1959.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
FREIRE, Paulo. A propósito de uma administração. Recife: Editora Universitária, 1961.
MARITAIN. Jacques. Humanismo integral. São Paulo: Dominus Editora, 1962.
MARITAIN, Jacques. Rumos da educação. Rio de Janeiro: Agir, 1963.
MARITAIN, Jacques. Princípios duma política humanista. Rio de Janeiro: Agir, 1960.
MARITAIN, Jacques. Os direitos do homem. Rio de Janeiro: José Olympio, 1967.
MARITAIN, Jacques. Por um humanismo cristão. São Paulo: Paulus, 1999.
QUEIROZ, Álvaro. Jacques Maritain e o humanismo integral. Revista de Administração do Cesmac. Maceió, v. 2, p. 66-74, 2018.
SOUZA, Rogério Luz de. O pensamento de Jacques Maritain e de Emmanuel Mounier no campo católico brasileiro e a educação libertadora de Paulo Freire. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 39, n. 82, p. 177-198, 2019.