Trabalho em condições análogas à de escravo: realidade e erradicação frente ao contexto de universalização dos Direitos Humanos

Main Article Content

Ana Clarinda De Souza Ribeiro Ferraz
https://orcid.org/0000-0002-6121-5991

Resumo

O presente trabalho traz em um primeiro momento uma visão panorâmica do trabalho escravo. Para tanto, o ponto de partida é a cultura escravocrata colonial até os dias atuais de escravidão contemporânea. O estudo revela as causas e constata as muitas espécies de trabalho em condições análogas a de escravo, enaltecendo os fatores que conduzem o trabalhador a laborar em condições nefastas. Em um segundo momento, o enfoque recai sobre o princípio da dignidade da pessoa humana, constitui-se, portanto, na própria essência e fim dos Estados democráticos de direito. A questão da criminalização pela utilização da mão de obra reduzida à condição análoga à de escravo e o entendimento dos tribunais sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
FERRAZ, A. C. Trabalho em condições análogas à de escravo: realidade e erradicação frente ao contexto de universalização dos Direitos Humanos. Escritas do Tempo, v. 5, n. 13, p. 76-94, 3 fev. 2024.
Seção
v. 5 n. 13 (2023) Dossiê: O trabalho escravo contemporâneo
Biografia do Autor

Ana Clarinda De Souza Ribeiro Ferraz, Unicap

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2003) e doutorado em Ciência Jurídica e Social pela Universidad del Museo Social Argentino (2014). Atualmente é mestranda pelo CERS, na área de Direito, Mercado, Compliance e Segurança Humana (2023). 

 

Referências

-