"Professores-Youtubers": análise de três canais do youtube voltados para o ensino de História

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Tarcísio Moreira Queiroga Júnior
Tereza M. Spyer Dulci

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa que procurou compreender como se dá o processo de ensino de História no YouTube, a partir de um estudo de caso de "professores-youtubers". Investigou-se youtubers que utilizam a plataforma como espaço para publicar suas aulas, produzir e divulgar conhecimento histórico. Diante da atual conjuntura das novas tecnologias de informação e comunicação disponíveis, que aos poucos vão conectando e transformando as práticas educacionais, buscou-se analisar três canais no YouTube entre os mais visualizados no Brasil voltados para o ensino de História: “Leitura ObrigaHistória”; “Se Liga Nessa História”; “Vamos Falar de História?”. O objetivo central é compreender a relação desses youtubers com a plataforma, dentro da cultura participativa da Web 2.0, juntamente com o ensino de História e seu público.

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Como Citar
QUEIROGA JÚNIOR, T.; DULCI, T. "Professores-Youtubers": análise de três canais do youtube voltados para o ensino de História. Escritas do Tempo, v. 1, n. 1, p. 04-29, 30 jun. 2019.
Seção
Artigos

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