Announcements

Conflicts and Violence in Rural Areas and Biomes: Memories and Histories in Writing

2025-04-02

This dossier proposes a reflection on territorial, socio-environmental, and memory-related conflicts that permeate the various Brazilian biomes. Drawing from records, narratives, and lived experiences, we aim to bring together research that sheds light on silenced histories and ongoing forms of resistance in rural areas, forests, waterways, and traditional communities.

        Read more about Conflicts and Violence in Rural Areas and Biomes: Memories and Histories in Writing

Current Issue

Vol. 6 No. 16 (2024): Os Tribunais Religiosos na Amazônia Colonial
					View Vol. 6 No. 16 (2024): Os Tribunais Religiosos na Amazônia Colonial

Os tribunais religiosos na Primeira Modernidade atuaram como ferramentas de controle não apenas da ortodoxia cristã, mas também como mecanismos de imposição de uma ordem social e cultural europeia sobre a população local, incluindo indígenas, africanos escravizados e colonos. O impacto dessas instituições pode ser visualizado na repressão às práticas religiosas locais, rotuladas como heréticas ou mágicas, e na criação de um imaginário de resistência e submissão em relação ao poder.
Além disso, é fundamental refletir sobre como esses tribunais se relacionavam com as dinâmicas econômicas e políticas da época, sejam através da Inquisição, ou dos poderes episcopais e das ordens religiosas. A Amazônia, por sua vez, tornou-se um espaço de interesse estratégico para a coroa portuguesa, e o controle ideológico exercido pelo Santo Ofício desempenhou um papel fundamental, como na última visitação realizada entre os anos de 1763 e 1769. Por sua vez, o recorte temporal e espacial proposto coloca em evidência as interações entre colonizadores, indígenas e outros grupos sociais, evidenciando como o poder religioso se entrelaçava com as questões políticas e econômicas.
Diante dessas reflexões, a Escritas do Tempo abre chamada para a submissão de artigos tanto em uma análise crítica sobre o funcionamento e os efeitos desses tribunais, mas também convida a revisitar as histórias das vozes silenciadas por essas instâncias religiosas.

Organizadores:
Prof. Dr. Yllan de Mattos (UFRRJ)
Prof.ª Dr.ª Pollyanna Muniz (UFMA)

Capa: Antônio Parreiras, A conquista do Amazonas, 1907, óleo sobre tela, 400cm x 800cm. Acervo do Museu do Estado do Pará.

Published: 2025-05-13
View All Issues