A Revolução Cubana: representações generificadas em um livro didático de história

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.7492

Keywords:

representações sociais; Revolução Cubana; ensino de história; livro didático.

Abstract

O artigo é uma análise das representações da Revolução Cubana em um manual didático, utilizado no Campus do IFPR de Telêmaco Borba. Para analisar o manual se observa algumas interpretações da historiografia sobre a Revolução Cubana e textos publicados nos primeiros anos da Revolução, entre 1959 e 1965, os quais são percebidos como precursores nas narrativas que analisam o processo revolucionário. A categoria gênero é central na análise das representações presentes no manual, considerando que são construtores de consciência história, a partir de J. Rüsen. Portanto, a partir de J. Scott, R. Chartier, J. Courtine e R. Connel foi problematizada a representação da Revolução Cubana, presente no manual didático, observando os sujeitos silenciados pela representação e dialogando com o conceito de virilidade.

 

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Author Biography

Andrea Mazurok Schactae, Instituto Federal do Paraná/Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora de História do Instituto Federal do Paraná (IFPR); professora do Mestrado Profissional em História, na UEPG; Coordenadora do Grupo de Estudos Cultura, Identidades e Gênero, no IFPR; Coordenadora do NEABI, Campus IFPR Telêmaco Borba. Pesquisa sobre gênero em instituições armadas e Revolução Cubana. 

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Published

2020-12-17

How to Cite

SCHACTAE, . M. A Revolução Cubana: representações generificadas em um livro didático de história. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 74–92, 2020. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.7492. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1251. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

v.2 n.6 (2020) Dossiê História: ensino, livro didático e formação de professores